Cadela é adotada por família de São Gonçalo após se aposentar da GM

Após oito anos de serviços prestados na Guarda Municipal, Iana ganhou um novo lar - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Guarda Municipal, realizou nesta quinta-feira, dia 3, o encontro entre a cadela Iana de oito anos, da raça pastor belga malinois, e sua nova família, que a adotou após ser informada sobre a campanha de adoção realizada em outubro com a aposentadoria de seis animais do Grupamento de Cães.

O encontro foi realizado na base do grupamento, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Iana é a segunda de um total de seis cães que estão em busca de voluntários que possam proporcionar carinho e o merecido descanso aos animais.

O interesse da família de Rosilene Nunes, 45 anos, surgiu após veiculação de reportagem sobre a abertura do processo de adoção pela Guarda Municipal.

"Nós assistimos uma reportagem na TV sobre o processo de adoção. Na hora, eu me encantei pelos cães e, de imediato, liguei para o contato disponibilizado pela Guarda Municipal. Eu já tinha essa vontade de ter um cão novamente e a Iana foi paixão primeira vista. Agendamos a visita para conhecer os cães e ela nos encantou com o seu olhar. Ao todo, participamos de sete encontros de socialização para ela se acostumar e familiarizar", disse Rosilene, que é técnica de enfermagem, mãe de três filhos e moradora do município de São Gonçalo.

O processo de seleção dos cães tem regras rigorosas, que visam o bem estar do animal após a adoção. Nesta etapa, os interessados são avaliados por guardas que convivem com os cães desde os primeiros anos de vida e querem o bem deles. São realizadas entrevistas, avaliadas as condições da casa e o perfil do candidato.

"Eu tenho dois filhos que moram comigo, uma adolescente de 14 anos e um menino de cinco anos, que é autista. Essa adoção vai fazer muito bem para eles e a Iana. Ela ficará solta no quintal que reformamos visando o bem estar da Iana. O meu filho estava ansioso pela chegada desse momento", disse Rosilene, que até criou um perfil no Instagram (@iana_linda2020) registrando o processo de visitas de familiarização até a adoção.

A primeira adoção foi feita em novembro pelo guarda municipal Jorge Elias, instrutor de adestramento do Grupamento de Cães de Guarda, que levou para casa a cadela Isa, da raça pastor belga de malinois, de sete anos, que foi sua companheira de trabalho.

"A Isa era muito ligada a mim, era um carinho mútuo. Quando soube que ela seria aposentada, me coloquei imediatamente à disposição para adotá-la. Eu tenho outro cão, também da raça pastor belga malinois, que está adorando a companhia dela, até ficou mais calmo", disse Elias.

Até o momento, entre ligações e mensagens por e-mail, a Guarda Municipal recebeu cerca de 500 manifestações de moradores do estado do Rio, além de pessoas de outras regiões do país, que entraram em contato informando ter interesse em adotar um dos cães.

Quatro cães ainda estão aguardando adoção, entre eles, Aldo e Ambar, de 10 anos, e Iankee, com 8 anos, sendo uma fêmea e dois machos, todos da raça pastor belga malinois. A outra é uma cadela da raça pastor alemão: Garra, de 11 anos.

"Esses cães foram muito mais do que colegas, eles eram nossos companheiros de trabalho. Esse carinho que nós sentimos por eles é o mesmo que nós esperamos que eles continuem tendo após a aposentadoria. Por isso, somos rigorosos durante esse processo de adoção, para que tenhamos certeza de que estarão bem encaminhados e felizes no novo lar", afirmou o subinspetor Raimundo Rodrigues, subcomandante do Grupamento de Cães de Guarda.

Os interessados em adotar um dos cães podem entrar em contato com o Grupamento de Cães de Guarda (GCG) pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 3234-1057, das 9h às 16h.