São Gonçalo tem mais de 23 mil curados da Covid-19

O prefeito José Luiz Nanci determinou a abertura de novos leitos nos Hospitais de Retaguarda Gonçalense (antigo Menino Deus) e Franciscano Nossa Senhora das Graças (Hospital das Freiras), em Lagoinha - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pelo último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, São Gonçalo ultrapassou o número de 23 mil pacientes curados do coronavírus. Mas a população não deve relaxar. O número de casos e de internações vem aumentando na cidade.

O boletim atualizado mostra que a cidade registra 24.371 casos confirmados, 87 hospitalizados na rede pública municipal de Saúde, 469 em quarentena domiciliar, 797 óbitos confirmados e 45 óbitos em investigação.

O prefeito José Luiz Nanci determinou a abertura de novos leitos nos Hospitais de Retaguarda Gonçalense (antigo Menino Deus) e Franciscano Nossa Senhora das Graças (Hospital das Freiras), em Lagoinha. As duas unidades devem ganhar cerca de 60 leitos, entre enfermaria e CTI.

"Temos os equipamentos, como respiradores e monitores, e estamos no momento fazendo a contratação de mais médicos, enfermeiros e demais profissionais necessários para a abertura dos espaços. Não temos nenhum paciente aguardando vaga em nossa rede pública. Desde o início da pandemia trabalhamos para garantir atendimento digno a nossa população", garantiu o prefeito durante as visitas às unidades de saúde.

Covidímetro -- O índice leva em consideração o percentual de ocupação de leitos de UTI adulto dedicados ao Covid-19, pelo SUS; percentual de ocupação de leitos de enfermaria dedicados ao Covid-19, pelo SUS; taxa de variação de óbitos por semana; taxa de variação de pacientes internados por semana; e percentual de casos confirmados por Covid-19 nas duas últimas semanas. Atualmente, São Gonçalo se encontra na fase 2, coloração amarelo claro, com risco médio de contaminação.

POSTOS DE TESTAGEM — Para quem quiser saber se está contaminado com o vírus, basta se dirigir aos locais que fazem o teste rápido do Covid, que atendem de segunda a sexta, das 9h às 16h. Sendo eles: PAM Coelho, PAM Neves; PAM Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Clínica da Criança (0 a 12 anos); Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina; Polo Sanitário Paulo Marques Rangel (apenas terça, quinta e sexta), no Porto do Rosa; e o Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara.

Outro local que faz o exame é a Clínica Municipal Gonçalense Mutondo, que atende de segunda a sexta, das 8h às 22h, e sábado das 8h às 15h.

O Centro de Triagem ao Coronavírus atende todos os dias das 8h às 18h e o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha, atende durante 24h, todos os dias também.