São Gonçalo inicia 2021 com testagem de profissionais da educação

Uma equipe de saúde foi disponibilizada para realizar a testagem dos funcionários, seguindo todos os protocolos de segurança - Foto: Divulgação/ Prefeitura São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em parceria com a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação realizou, nesta segunda (04), a testagem rápida de covid-19 em 105 funcionários que trabalham na sede da pasta, no Mutondo, e que não estão no grupo de risco. A ação marcou o retorno desses profissionais ao trabalho, enquanto os trabalhadores da Educação que se enquadram no grupo de risco continuam em sistema de home office. Além disso, fez parte das primeiras ações no primeiro dia útil de Capitão Nelson na Prefeitura do município.

"Quando assumimos a secretaria, vimos a necessidade de retornar com as pessoas que não são do grupo de risco para que seja possível dar continuidade ao trabalho. Então, o que elaboramos de ação no primeiro momento, junto com a Secretaria de Saúde, foi disponibilizar testes rápidos para que essas 105 pessoas que estão retornando ao trabalho na Secretaria de Educação possam começar com segurança. Os identificados com a covid-19 serão orientados e retornarão para isolamento em suas residências. Os demais iniciam as atividades", explicou a secretária de Educação, Lícia Damasceno, reforçando a orientação para o uso de máscara e a disponibilidade de álcool em gel pelas dependências da secretaria.

Funcionária da Educação de São Gonçalo desde 2014, a coordenadora das ações pedagógicas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Thais Vianna, foi uma das pessoas testadas neste retorno ao trabalho. De acordo com ela, a testagem é uma medida preventiva para iniciar o governo de 2021, gerando mais segurança para que os profissionais retornem ao trabalho com mais tranquilidade, além de contribuir para evitar o aumento do número de casos de infecção por coronavírus em São Gonçalo.

"Essa ação de início de trabalho é fundamental, mas vamos fazer um acompanhamento para dar sequência ao trabalho", enfatizou Thais Vianna.

Uma equipe de saúde foi disponibilizada para realizar a testagem dos funcionários, seguindo todos os protocolos de segurança. A ação foi acompanhada pela coordenadora regional de Atenção Básica, Vilma Elena Xavier. "A intenção de fazer essa testagem é que muitos casos são assintomáticos e, detectando esses indivíduos, já é possível realizar o isolamento. É uma medida muito importante para evitar a transmissão da covid-19", alertou a coordenadora.

Ampliação de leitos

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, determinou ao secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. André Vargas, a ampliação do número de leitos para pacientes de covid-19 no município. Ao todo, a Prefeitura vai priorizar as ações para abrir até 60 novas vagas até o final deste mês: 20 vagas para o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças (Hospital das Freiras), na Lagoinha, e 40 para o Hospital de Retaguarda Gonçalense (antigo Menino Deus), no Centro. As duas unidades, que são referência para casos do novo coronavírus, foram vistoriadas pelo prefeito na manhã de sábado (2).