Em São Gonçalo unidades de saúde seguem com reforço na sanitização

Trabalho também está sendo realizado nos bairros da cidade - Foto: divulgação Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Departamento de Vigilância Ambiental segue intensificando o trabalho de sanitização nas unidades municipais de saúde. Nesta quinta-feira (7), o serviço alcançou o Centro de Triagem e o Complexo Hospitalar Luiz Palmier, ambos no Zé Garoto, assim como o Hospital de Retaguarda Gonçalense (antigo Menino de Deus), no Centro. A ação tem como objetivo reduzir o contágio do novo coronavírus na cidade.

"Estamos fazendo a pulverização do produto nas unidades que atendem pacientes com coronavírus e nos bairros com maior incidência da doença. Todo este quadro é monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, que nos mostra onde atuar e quais locais devemos priorizar", esclarece o secretário de Saúde, Dr. André Vargas.

O diretor do Departamento de Vigilância Ambiental, Adaly Fortunato, explica que o trabalho nas unidades de saúde é realizado com o auxílio de um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada, além das motofogs para auxiliar na parte externa. Os agentes aplicam o quaternário de amônia de 5ª geração, mesma tecnologia empregada pelos chineses no combate ao vírus.

"O quaternário de amônia tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do coronavírus e eliminá-los do ambiente. Desta forma, conseguimos reduzir o contágio e proteger a população", ressalta Adaly.

Desinfecção nos bairros

O cronograma de sanitização segue atendendo diversos bairros gonçalenses, através das motofogs, que são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela base de atuação, localizada na própria sede da Secretaria de Saúde. A tecnologia permite identificar a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a ser liberado e a quantidade que é aplicada durante a operação.

“As motos têm duas velocidades. O deslocamento da base até o local da ação a velocidade máxima é de 60 quilômetros. Quando o produto começa a ser liberado, a velocidade é de 10 a 15 quilômetros para que todos os locais possam ser atendidos. Outra vantagem é que a cada cinco segundos nós acompanhamos as informações e podemos ver a eficácia da ação”, relata Adaly Fortunato.

Nesta quinta-feira, o trabalho foi feito nos bairros Porto da Pedra, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Brasilândia, Santa Catarina e Salgueiro. Amanhã, as equipes atendem o Jardim Nova República, Mangueira, Parada 40, Rosane, Vila Iara, Vila Lage e Palmeiras.