São Gonçalo divulga novo calendário de sanitização

Centro de Tradições Nordestinas terá ação para reduzir risco de contágio do coronavírus - Foto: Divulgação Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, São Gonçalo, será incluído, nesta sexta-feira (15), no cronograma de sanitização do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental. O objetivo é que todos os frequentadores possam aproveitar o espaço com mais segurança. O serviço será realizado toda sexta-feira para conter a transmissão do coronavírus e diminuir a taxa de infecção. A nova frente de trabalho, no entanto, é apenas mais uma da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde Ambiental, que consegue sanitizar todos os bairros da cidade a cada 15 dias. A programação é divulgada toda semana.

A Vigilância em saúde Ambiental realiza dois tipos diferentes de sanitização. Nas unidades de saúde, que recebem o serviço semanalmente, é usado o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em água, que é aplicado através de uma motobomba. Já para as ruas dos bairros, o produto é diluído em glicerina vegetal e lançado no ar através das 22 motofogs, que percorrem todas as vias do município. Outras 10 são usadas para o controle de arboviroses (Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya).

“O quaternário de amônia diluído em glicerina vegetal não é agressivo e não causa qualquer problema ao ser humano, que pode até passar no meio da fumaça. Essa pulverização é sempre feita priorizando os bairros com maior infestação do covid-19. Os dados são coletados com a equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, mas todos os bairros recebem o serviço, pelo menos a cada 15 dias”, disse Adaly Fortunato, diretor do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental.

Programação Sanitização:

Segunda-feira (18): Camarão, Porto Novo, Jóquei, Zé Garoto, Centro, Zumbi, Pita, Mutuapira e Cruzeiro do Sul.
Terça-feira (19): Anaia Grande, Vila Candoza, Jardim Bom Retiro, parte do Jardim Catarina e Antonina.
Quarta-feira (20): Anaia Pequeno, Arrastão, Pacheco, Gebara, Jardim Catarina e Nova Cidade.
Quinta-feira (21): Arsenal, Jardim Tiradentes, Lagoinha, Guaxindiba, Jardim Catarina e Trindade.
Sexta-feira (22): Engenho do Roçado, Jardim Miriambi, Marambaia, Santa Luzia, Luiz Caçador e Recanto das Acácias.

Programação do controle de arbovirose:

Segunda-feira (18): Galo Branco, Covanca e Itaúna.
Terça-feira (19): Lindo Parque, Neves e Porto do Rosa.
Quarta-feira (20): Rocha, Venda da Cruz e Itaoca.
Quinta-feira (21): Estrela do Norte, Tenente Jardim, Morro do Castro e Mutuá.
Sexta-feira (22): São Miguel, Engenho Pequeno e Mutuaguaçu.