Prefeitura de São Gonçalo começa a imunização contra o novo coronavírus

Vacinas chegaram a São Gonçalo ontem, por volta das 15h. O prefeito Capitão Nelson acompanhou toda a operação - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo inicia nesta quarta-feira (20), às 10 horas, no Hospital Municipal Luiz Palmier, no Zé Garoto, a vacinação contra a Covid-19. A técnica de enfermagem Marluse Gomes da Silva, de 54 anos, será a primeira funcionária da saúde que receberá a dose da CoronaVac na cidade. Maria José de Souza Silva Santos, de 96 anos, a mais idosa do Abrigo Cristo Redentor, em Estrela do Norte, também será a primeira da instituição de longa permanência de idosos (Ilpi) a ser vacinada. As 13.149 doses da CoronaVac chegaram a São Gonçalo nesta terça-feira (19), no início da tarde.

Nesta primeira etapa, a vacinação será exclusivamente para os profissionais de saúde da ativa, idosos institucionalizados e moradores de residências terapêuticas, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde. Por enquanto, não haverá vacinação em postos de saúde para a população.

A Secretaria Municipal de Saúde retirou as doses destinadas a São Gonçalo na Coordenação Geral de Armazenamento (CGA) do governo do Estado, no Barreto, em Niterói. Elas chegaram a São Gonçalo, por volta das 15h desta terça-feira (19). O prefeito Capitão Nelson acompanhou, pessoalmente, toda a operação.

“Estou acompanhando todo o processo e é muito importante todos saberem que estamos seguindo as diretrizes traçadas pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Por enquanto, não teremos vacinas para toda a população, mas elas devem chegar aos poucos. Seguiremos atentos para que os gonçalenses tenham acesso seguro à vacina o quanto antes”, disse o prefeito.

Assim que as doses de CoronaVac chegaram, foi iniciada a distribuição para as unidades de saúde, que também receberão os insumos necessários para a aplicação da vacina. Aos abrigos de idosos, as vacinas serão levadas pelos profissionais de saúde nos dias da aplicação. Na ocasião, além de serem vacinados, todos os idosos e funcionários dos abrigos Cristo Redentor e Lar Samaritano farão o teste rápido IgM e IgG para detecção do novo coronavírus, conforme determinação do Ministério Público.

Os funcionários da saúde serão vacinados nos seus respectivos locais de trabalho. A expectativa é que toda a entrega das vacinas seja finalizada até a próxima sexta-feira (22). “É muito satisfatório poder vacinar profissionais de saúde e idosos institucionalizados. Esperamos, com ansiedade, os demais lotes de vacina para dar continuidade à vacinação. Enquanto não há vacina para os demais gonçalenses, é muito importante continuar com as medidas de prevenção”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. André Vargas, que estará ao lado do prefeito Capitão Nelson para a aplicação das primeiras doses no município.

A vacina contra a Covid-19 é contraindicada para menores de 18 anos, gestantes, pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina e aquelas que estão contaminados com o coronavírus ou com sintomas da doença.

Cronograma - As instituições de longa permanência de idosos (Ilpis) e as residências terapêuticas receberão as visitas dos profissionais de saúde a partir desta quarta-feira (20). Ao todo, serão vacinados cerca de mil idosos, 40 deficientes com mais de 18 anos de residências terapêuticas e 800 funcionários destas unidades.

As unidades de saúde foram divididas em três dias. Nesta quarta-feira (20), as vacinas serão entregues no Centro de Triagem de Coronavírus, no Zé Garoto; Hospital de Retaguarda Menino de Deus, no Centro; Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, Lagoinha; Umpa do Pacheco; Hospital Luiz Palmier, Pronto Socorro Central e Pronto Socorro Infantil Darcy Vargas, todos no Zé Garoto; Samu, no Centro; Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Centro; e Umpa de Nova Cidade.

Na quinta-feira (21), serão atendidos a Maternidade Mário Niajar, em Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense, no Mutondo; Clínica Municipal Dr. Zerbini, Arsenal; Polos Sanitários Hélio Cruz, Alcântara; Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; Dr. Augusto Sena, Rio do Ouro; Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa; e Washington Luiz, Zé Garoto.

Na sexta-feira (22), as vacinas seguirão para a UPA de Santa Luzia; UPA do Colubandê; Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê; Hospital e Clínica São Gonçalo (HCSG), Centro; Hospital Unimed Leste Fluminense, Camarão; Serviço de Pronto Atendimento Unimed (SPA), Centro; Samcordis, Estrela do Norte; e Hospital Intermédica São José dos Lírios, Zé Garoto.