São Gonçalo entra na Fase 1 com baixo risco de contágio pela Covid

Orientação é manter os cuidados mesmo com queda dos indicadores - Foto: Divulgação Agência Brasil

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município de São Gonçalo encontra-se na fase 1 (amarelo 1), com risco baixo de contaminação pela covid-19. A queda nos indicadores já vinha sendo sentida pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e foi confirmada após os levantamentos da semana 02/2021, referente ao período de 10 a 16 de janeiro.

Para ter a fase de risco determinada são avaliados cinco indicadores: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, a cidade vai contando os pontos. Hoje, a classificação final é de oito pontos.

É importante ressaltar que as avaliações de confirmação de óbitos sofrem alterações, diariamente, e que são referentes a datas retroativas devido ao processo de investigação da Vigilância Epidemiológica com base em resultados dos testes realizados pelos pacientes.

Embora os índices tenham melhorado, a doença ainda está circulando na cidade e é indispensável que a população continue com as medidas de prevenção, como manter o isolamento social, usar máscaras e manter as mãos limpas.

“Estamos com leitos disponíveis e a contaminação está de baixo risco, mas não podemos relaxar e todos os cuidados devem ser mantidos. Temos que lembrar que ainda não há vacina para todos os gonçalenses e que ainda não sabemos quando todos poderão ser vacinados. Por isso, a prevenção é a nossa única arma contra a doença”, disse o secretário de Saúde, Dr. André Vargas.

Também vale lembrar que o município possui gestão apenas das unidades da rede municipal de saúde e que, por este motivo, a análise dos indicadores é referente a estas unidades.