Bibliotecas de São Gonçalo contam com mais de 50 mil títulos

Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa faz parte da Secretaria Municipal de Educação e desenvolve diversos projetos para a população gonçalense - Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cidade de São Gonçalo busca o fomento à leitura e o desenvolvimento deste hábito tão importante para a sociedade. Como ponte entre os munícipes e o conhecimento, está a Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa, que possui quatro importantes braços para atingir todos os locais do município: são as Salas de Leitura e Conhecimento João Pedro, em Itaoca; Portal da Ecologia, no Barro Vermelho; Conceição Evaristo, no Colégio Castelo Branco, no Centro; e a Sala de Leitura Ruth de Souza e o Espaço Emicida de Cultura Urbana, na Venda da Cruz. Este complexo cultural possui mais de 50 mil títulos disponíveis para a população.

Em tempos de pandemia, os locais passam por limpeza periódica e estão prontos para atender à população com todas as normas de segurança. O uso de máscara é obrigatório nas dependências da Biblioteca e das Salas de Leitura. Álcool em gel e o distanciamento social também fazem parte das normas . Para desfrutar do acervo, é necessário realizar um agendamento; a permanência no local ainda está restrita. Outras medidas foram adotadas, como a possibilidade de renovação de livro sem a necessidade do comparecimento na unidade.

Os professores enfrentam o desafio de estimular o hábito da leitura num mundo cada vez mais digital, como lembra a secretária de Educação, Lícia Damasceno, os professores enfrentam o desafio de estimular o hábito da leitura num mundo cada vez mais digital. Ela ressalta que é inegável o papel relevante que o ato de ler assume no mundo contemporâneo e que espaços como esse servem como instrumento de acesso.

"A leitura apresenta uma importância vital, como estratégia de melhoria do processo de ensino e aprendizagem do aluno. Isso contribui para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua realidade. A escola tem a responsabilidade de desenvolver o gosto pela leitura em seus estudantes; embora não seja uma tarefa simples, porque vivemos em uma sociedade cada vez mais complexa", analisa a secretária.

A Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa, que também possui um espaço infantil com 1.500 livros, recebe uma média de 200 pessoas por mês, apesar da pandemia, e estrutura para receber mais leitores.

"Ofertamos um ambiente saudável para os estudos. Diante das necessidades do nosso município, estamos aqui para apoiar e tentar amenizar as desigualdades sociais que aqui se encontram. Fazemos de tudo para fomentar a leitura, pois uma pessoa que lê é uma pessoa extremamente crítica e com uma formação ampla", destacou Gessika Karolyn Farias, bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal.

As Salas de Leitura possuem diversas atividades culturais que estão suspensos, mas realizando cadastros para retomar as atividades ao fim da pandemia. Teatro, dança, cinema e artes são algumas das atividades desenvolvidas dentro

Cadastro - Para acesso aos livros, é necessário se cadastrar e fazer a carteirinha, apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Cadastrada, a pessoa pode levar até dois livros emprestados para casa por 14 dias.

Serviços - Além do empréstimo de livros, a Biblioteca Municipal também tem consulta à internet, wi-fi, cursos gratuitos online com certificação pela Microsoft, em parceria com a ONG Recode, além de configuração de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT.

Os cursos podem ser feitos por qualquer pessoa interessada e permanecem disponíveis até dezembro de 2021. A grade de opções oferece instrução nas ferramentas Excel, Word, Power Point, além de capacitação em gestão de projetos e aplicativos de impacto, introdução ao mundo digital, tecnologias exponenciais, entre outras.

Como se inscrever - Basta entrar no site plataforma.recode.org.br e clicar em “quero fazer os cursos”. Em seguida, faça seu cadastro e escolha a instituição “Biblioteca Genebaldo Rosa”. Após, clique em “cursos de tecnologia” e escolha a sua preferência. Para tirar dúvidas ou receber mais informações, entre em contato com o email [email protected]

Conheça a Biblioteca

A Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa faz parte da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e desenvolve diversos projetos para a população gonçalense, como a Biblioteca Circulante e a Biblioteca Viva, além das Salas de Leitura em parceria com a Afrotribo.
A biblioteca é vinculada à Subsecretaria de Planejamento e Formação Continuada e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Uriscina Vargas, nº 36, Mutondo.

Serviço:

Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa
Local: Sede da Secretaria Municipal de Educação (Rua Uriscina Vargas, nº 36, Mutondo).
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Sala de Leitura Ruth de Souza e o Espaço Emicida de Cultura Urbana
Local: Rua Doutor Porciúncula, 395 (Antigo 3º BI)
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Sala de Leitura e Conhecimento João Pedro
Local: Escola Municipal Salgado Filho, Itaoca
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Sala de Leitura e Conhecimento Portal da Ecologia
Local: Rua Lúcio Tomé Feteira, Barro Vermelho
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Sala de Leitura e Conhecimento Conceição Evaristo
Local: Colégio Municipal Presidente Castelo Branco (R. Carlos Gianelli, S/N - Boaçu)
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 14h