Saúde orienta gonçalenses a fazer cadastro em aplicativo

O objetivo, além de ter cadastrada toda a população que pretende se vacinar, é evitar a formação de filas nas unidades de saúde que oferecerem o imunizante - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O aplicativo MeuEsus+, da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, já está nos celulares de 4 mil pessoas. Ele será a única ferramenta de acesso para que os gonçalenses consigam agendar a vacinação contra o coronavírus pelo celular. O objetivo, além de ter cadastrada toda a população que pretende se vacinar, é evitar a formação de filas nas unidades de saúde que oferecerem o imunizante.

“É importante que todo gonçalense já baixe o seu aplicativo no celular. Quando as vacinas começarem a ser disponibilizadas para a população em geral, começaremos a fazer os cadastros para o agendamento. Não terá vacinação com livre demanda ao posto de saúde. Só será vacinado quem tiver feito o cadastro e o agendamento no aplicativo”, disse o subsecretário de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Deivid Robert de Cresci.

Com o aplicativo no celular, será possível acompanhar quando os agendamentos forem abertos. Eles serão disponibilizados conforme a chegada de novas doses de vacinas e respeitarão a ordem dos grupos definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Conforme o agendamento for aberto para um grupo específico, as pessoas incluídas nele poderão se cadastrar e aguardar a confirmação, que chegará por SMS ou alerta no aplicativo, do local, data e horário para se vacinar.

O aplicativo traz mais agilidade, segurança e transparência ao processo de vacinação e está disponível para os sistemas Android e IOS. O cadastro já pode ser feito, mas o agendamento ainda não está disponível. Cada celular pode fazer mais de um cadastro. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda novas remessas de imunizantes para iniciar outras fases de vacinação.

Cada morador deve ter o seu cadastro feito no aplicativo. Se tiver alguma dificuldade, o mesmo poderá ser feito pelo agente comunitário que já visita as casas daqueles que são cadastrados no Programa Saúde da Família. Em último caso, o gonçalense deve ir à unidade de saúde para realizar o cadastro.

O aplicativo também permite acesso às informações de agendamentos de consultas e exames de toda a rede municipal de saúde. Por ele, o paciente encontra informações sobre a fila de regulação na qual está e tem acesso a notícias, informações e campanhas de saúde na cidade.

Como usar o aplicativo:

Vá até uma loja virtual do seu celular. Baixe o aplicativo MeuEsus+ (tem que escrever tudo junto). No primeiro acesso, o usuário deve clicar em não possui cadastro, preencher os dados, criar uma senha e tirar uma selfie. Cadastro feito, nos próximos acessos, é só colocar CPF e senha. Com o acesso, os usuários têm o menu com notícias, fila, agendamentos e notificações. Há a possibilidade de ter mais de um cadastrado no mesmo celular. Basta ir até o perfil e, no canto inferior esquerdo, clicar em incluir + e cadastrar outras pessoas.