Governo do Rio inicia o desassoreamento de canal em São Gonçalo

Em 2020, o órgão ambiental estadual retirou 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses. Em 2021 será a vez do canal da Rua Maria Lisboa - Foto: Rogerio Santana/Governo do Rio

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciam nesta quarta-feira (3), a limpeza e o desassoreamento do canal da Rua Maria Lisboa, em São Gonçalo. As intervenções serão realizadas em um trecho de cerca de um quilômetro para a retirada de aproximadamente 6 mil metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada.

"Em São Gonçalo vamos começar o Limpa Rio neste canal, mas o objetivo é expandir as ações de limpeza e desassoreamento para outros rios, como o Rio Marimbondo, que é uma demanda antiga da população", explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

O serviço tem o objetivo melhorar o escoamento do canal para minimizar o risco de inundações decorrentes de transbordamento.

Em 2020, o órgão ambiental estadual retirou 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses.