Vacinação contra a covid-19 é ampliada em São Gonçalo

Outros profissionais da área da saúde poderão receber doses da vacina, a partir desta terça (02) - Foto: Divulgação Prefeitura São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um novo grupo de profissionais de Saúde começou a ser vacinado nesta terça (02), em São Gonçalo. O prefeito Capitão Nelson acompanhou o início da vacinação na Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal. Nessa nova fase poderão tomar as vacinas: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da Educação Física, médicos veterinários, técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares e técnicos de saúde bucal e doulas/parteiras. Funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres também já podem se vacinar.

A vacina também está sendo ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. No momento da vacinação, todos devem apresentar documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou declaração da instituição de ensino.

Logo no início da manhã, a farmacêutica Adriana Almeida, de 49 anos, foi até o Pólo Washington Luiz, no bairro Zé Garoto, para ser vacinada. A unidade de saúde recebeu 1.500 doses da vacina Astrazeneca nesta terça.

“Achei extremamente importante abrir essa fase de vacinação para novos grupos de profissionais de saúde, pois, além dos médicos e enfermeiros, nós também estamos expostos diretamente ao vírus. A vacina nos protege e ainda faz com que preservamos a propagação do vírus para a população em geral”, contou a farmacêutica.

A enfermeira responsável técnico do Pólo Washington Luiz, Débora Rangel, comentou sobre a importância da valorização desses profissionais como grupo prioritário no início da vacinação.

“Esse é um momento histórico e de muita honra para todos nós que somos profissionais de saúde. O início da vacinação fez com que ficássemos com o coração repleto de esperança para continuar com a guerra contra o coronavírus. Nós da linha de frente tivemos um ano 2020 muito desafiador. A vacinação nos deu um gás para continuar lutando pela vida, que esse é o nosso papel”, disse Débora.

As vacinas da Oxford/Astrazeneca também estão disponíveis na Clínica Gonçalense do Mutondo, Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal; Pólos Sanitários Dr. Augusto Sena, Rio do Ouro; e Hélio Cruz, em Alcântara. Nos pólos, os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. E, nas clínicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 13h.