Profissionais de saúde de SG terão que comprovar vínculo para serem vacinados

A prefeitura pretende dar início a uma nova fase de vacinação na quarta-feira (10), caso seja entregue nova remessa - Foto: Renan Otto/Prefeitura de SG

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A prefeitura de São Gonçalo fará modificações na campanha de imunização contra a Covid-19 após o secretário municipal de Saúde, André Carvalho Vargas, ser notificado pelo Ministério Público Estadual (MPRJ). O órgão criticou a "contemplação dos profissionais da saúde de forma indiscriminada" na cidade.

A liberação da vacina para todos os trabalhadores da área, sem recorte por idade ou vínculo obrigatório com a cidade, atraiu jovens de outros municípios. Idosos com mais de 90 anos, que também eram público-alvo da primeira fase, ficaram sem doses. Nesta segunda, não haverá vacinação nos postos de saúde e a prefeitura aguarda uma nova remessa para retomar a campanha.

A partir desta semana, trabalhadores da área de saúde terão que comprovar que atuam no município para receberem a primeira dose contra o cororonavírus. Além disso, nesta segunda-feira, apenas serão imunizados profissionais da rede municipal, nos seus locais de trabalho.

A prefeitura pretende dar início a uma nova fase de vacinação na quarta-feira (10), caso seja entregue a tempo uma remessa de vacinas. Os locais de imunização ainda não estão estabelecidos, o que também vai depender da quantidade de doses recebidas. De acordo com a gestão municipal, o Ministério da Saúde ainda não informou a quantidade de imunizantes que será disponibilizada.

Além dos que atuam na saúde, voltarão a ser vacinados idosos com mais de 90 anos, residentes em São Gonçalo. Para isso, será necessário portar documento de identidade com foto, além do comprovante de residência. No caso dos profissionais de saúde que não moram em São Gonçalo, mas trabalham na cidade, será necessária a comprovação de vínculo ao serviço de saúde no município, com apresentação de documento oficial de identificação ou declaração emitida pelo órgão competente.

Também faltaram doses para idosos em Duque de Caxias, na Baixada. Na sexta-feira, alguns deles, com 80 anos ou mais, não conseguiram se imunizar após aguardar durante horas em filas na Praça do Pacificador. Agora, as doses serão apenas para profissionais de saúde. Segundo a prefeitura, a quantidade de vacinas ainda não é suficiente para ambos os grupos.

Idosos são público-alvo
No Rio, a segunda semana de fevereiro começa com a vacinação de idosos com 89 anos. Para serem imunizados, é preciso apresentar documento com foto. Aqueles que tiverem carteira de vacinação, também devem levar o comprovante para o posto.

As 232 unidades básicas da prefeitura vão aplicar as doses, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 8h ao meio-dia aos sábados. Os endereços podem ser consultados no site da Secretaria municipal de Saúde. Também durante a semana, àqueles que preferem o serviço drive-thru, devem procurar a Uerj, de segunda a sexta, das 9h às 15h. A entrada é pelo Portão 4, na Rua Radialista Waldir Amaral, no Maracanã.

Calendário de vacinação
Primeira semana de fevereiro:

segunda-feira, dia 1º: pessoas com 99 anos ou mais
terça-feira, dia 2: a partir de 98 anos
quarta-feira, dia 3: a partir de 94 anos
quinta-feira, dia 4: a partir de 92 anos
sexta-feira, dia 5: a partir de 90 anos
sábado, dia 6: repescagem para quem tem 90 anos ou mais
Segunda semana de fevereiro:

segunda-feira, dia 8: a partir de 89 anos
terça-feira, dia 9: 88 anos
quarta-feira, dia 10: 87 anos
quinta-feira, dia 11: 86 anos
sexta-feira, dia 12: 85 anos
sábado, dia 13: repescagem para quem tem a partir de 85 anos
Terceira semana de fevereiro:

segunda-feira, dia 15: 84 anos
terça-feira, dia 16: 83 anos
quarta-feira, dia 17: 82 anos
quinta-feira, dia 18: 81 anos
sexta-feira, dia 19: 80 anos
sábado, dia 20: repescagem para quem tem a partir de 80 anos
Quarta semana de fevereiro:

segunda-feira, dia 22: 79 anos
terça-feira, dia 23: 78 anos
quarta-feira, dia 24: 77 anos
quinta-feira, dia 25: 76 anos
sexta-feira, dia 26: 75 anos
sábado, dia 27: repescagem para quem tem a partir de 75 anos