Porto da Pedra define samba vencedor para o carnaval

Parceria vencedora da disputa de samba na Unidos do Porto da Pedra - Foto: Ana Cristina Victória

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Unidos do Porto da Pedra definiu no sábado, 20, o hino oficial que a agremiação cantará no carnaval 2022. Mais uma vez, a escola realizou uma final disputada, com 11 obras brigando pelo direito de embalar o desfile que irá homenagear mãe Stella de Oxóssi. No final, a parceria de Obá Adriano Obiodun (sobrinho da homenageada pelo enredo), Guga Martins, Passos Jr, Abílio Jr, Nando Tavares, Wagner Rodrigues, Clairton Fonseca, Leandro Gaúcho e Aílson Picanço foi consagrada, a campeã e vai representar a agremiação de São Gonçalo na avenida em 2022.

Durante o evento, que contou com recordações de sambas inesquecíveis do "tigre", interpretadas por Pitty de Menezes e sob o comando de Mestre Pablo e a bateria Ritmo Feroz, houve também a apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Rodrigo França e Cintya Santos, e a apresentação do segundo mestre sala, Rodrigo Machado.

O presidente da Lierj, Wallace Palhares, participou da festa, em vídeo, desejando sucesso às parcerias. A carnavalesca Annik Salmon e a rainha de bateria Kamilla Reis também participaram do evento através de vídeos.

Sobrinho de mãe Stella, a grande homenageada do enredo, Obá Adriano Obiodun, participou de todo o processo de composição do samba, a convite da parceria. A presença do Obá teve peso por seu domínio no vocabulário da religião.

"Para mim foi uma honra receber o convite do samba 1, uma honra a Porto da Pedra ter a mãe Stella como escolha de enredo para o carnaval. Se ela estivesse aqui ela estaria vibrando, apesar de ser uma pessoa tão tímida, ela estaria vibrando, porque ela sempre acompanhou as escolas de samba, ela sempre gostou muito do carnaval, e ter a representação de mãe Stella mostrada para o mundo, pra mim é de grande honra ter o nome dela exaltado por tudo o que ela fez, por tido o que ela plantou e que deixou esse legado pra gente que ficou e para os próximos que virão. Então, pra mim, é uma honra pra mim ter mãe Stella presente nesse momento, porque ela se fez presente com toda a certeza. O coração ainda está batendo no ritmo da percussão e a emoção é muita por estar aqui representando a família, estar representando o axé, representando mãe Stella, que foi tudo pra mim", disse emocionado.

Depois de bater três vezes na trave, o compositor Guga Martins comemorou e dedicou a vitória à sua parceria, por todo o empenho e companheirismo.

"É um sonho realizado! Eu costumo dizer que na Porto da Pedra eu não sou compositor, aqui eu sou torcedor. Acompanho a escola desde 1994 e daí, foi amor à primeira vista. Essa vitória dedico demais aos meus parceiros, pois sempre encararam a disputa como um projeto de realização, um algo a mais. Levamos a palavra 'parceria' em sua melhor definição. Não é sobre ganhar samba é sobre conquistar um sonho. Quanto à Mãe Stella, tivemos muito respeito, zelo e cuidado desde a leitura da sinopse, culminando com o convite ao Obá Adriano. Pela vivência, sabedoria e ciência da religião foi parte fundamental para que cada detalhe tivesse de acordo com os preceitos da homenageada", contou o torcedor/compositor campeão.

A final, que também foi realizada em parceria com o Instituto Abraço do Tigre, teve a transmissão feita pelo canal FitAmarela. Quem comandou o evento foi Paulo Pinna, coreógrafo da Comissão de Frente da Escola, e Júnior Cabeça, diretor de Carnaval.

No carnaval de 2022, o Tigre levará para a Marquês de Sapucaí o enredo: "O caçador que traz alegrias", de autoria da carnavalesca Annik Salmon.

A vermelha e branca de São Gonçalo será a quarta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, na Marquês de Sapucaí.