Ações integradas realizam abordagens a pessoas em situação de rua

Secretarias buscam reinserção de moradores ao convívio familiar - Foto: Lucas Alvarenga/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ao longo dos três primeiros meses deste ano, a Prefeitura de São Gonçalo, através das Secretarias de Assistência Social e Políticas sobre Álcool e Drogas, realizou mais de 420 abordagens a pessoas em situação de rua. As ações integradas, cujo objetivo é auxiliar essas pessoas e fazer com que sejam reinseridas no convívio familiar e na comunidade, são realizadas a cada 15 dias nas principais cenas de uso de cidade, como Rua Aluísio Neiva, Mutuá, Neves, Praça da Trindade, Praça de Nova Cidade, Centro de Alcântara, Praça Zé Garoto e Praça do Colubandê.

As ações acontecem com suporte da Guarda Municipal e Ronda Ostensiva Municipal (Romu), além da participação de agentes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS), Centro de Referência Especializado para População em situação de Rua (Centro Pop) e Consultório na Rua.

“Nosso governo está focado em levar cidadania para essa importante parcela da população que vive nas ruas de São Gonçalo e precisa da atenção do Poder Público”, afirmou o secretário de Assistência Social, Wagner Rodrigues.

Durante as abordagens são feitos encaminhamentos para serviços de saúde, Bolsa Família, CAPS, assim como acolhimentos em comunidades terapêuticas, albergues e abrigos. Os agentes também realizam a intermediação do retorno dos usuários às suas respectivas cidades de origem, quando necessário.

“A situação da população de rua é um dos nossos maiores desafios pois envolve vários fatores como o alcoolismo, o crack e outras drogas, além da depressão. Estamos dispostos a agir em ações contínuas para que os resultados apareçam o mais breve possível”, garantiu Wanderson Dias Pereira, secretário de Políticas sobre Álcool e Drogas.

No mês de janeiro, foram realizadas 140 abordagens e 129 atendimentos, além da distribuição de 535 quentinhas e 449 refeições de café da manhã e 535 itens de higiene pessoal.

Em fevereiro, foram 135 abordagens e 116 atendimentos. Foram entregues 353 quentinhas e 360 refeições de café da manhã, além de 443 itens de higiene e oferecidas 23 oficinas nos equipamentos sociais da cidade.

No mês de março, até o último dia 25, foram realizadas em diversos locais da cidade 147 abordagens e 65 atendimentos. Houve a distribuição de 427 quentinhas, 445 refeições de café da manhã e 387 itens de higiene pessoal, além da realização de 17 oficinas.