São Gonçalo investe em obras de infraestrutura

Obras avançam pela cidade - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Desde os primeiros dias do governo do prefeito Capitão Nelson, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano vem realizando uma série de serviços de manutenção e conservação em diferentes regiões de São Gonçalo. O prefeito determinou a retomada de obras paradas, a fim de otimizar a utilização dos recursos já disponíveis no município, e comandou um mutirão de limpeza que se estende até hoje.

Logo na primeira semana de janeiro, foram realizados mutirões de limpeza e operações tapa buracos em diversos bairros da cidade, como Colubandê, Alcântara, Gradim, Paraíso e Neves. Além disso, a secretaria vem desenvolvendo serviços de desobstrução de caixas de passagem, galerias pluviais e de drenagem nas ruas, com o objetivo de minimizar os danos causados pela chuva. Durante os mutirões, as caixas de esgotos são limpas e algumas vias recebem a instalação de novas lixeiras. As ações seguem diariamente por toda a cidade.

Outro serviço realizado pela secretaria nesses primeiros meses foi a obra de contenção de encosta no bairro Nova Cidade, que vai beneficiar mais de seis mil pessoas. A construção está situada em um campo na Rua Rodrigo Magalhães. A técnica utilizada é uma contenção de talude, que visa garantir a estabilidade do terreno e a segurança às construções desenvolvidas ao redor, prevenindo desmoronamentos.

As margens dos rios da cidade também estão recebendo limpeza. Os trabalhos consistem em capina, retirada de lixo das margens e também pequenas desobstruções ocasionadas por lixo e assoreamento do rio. Segundo Roberto Quintanilha, coordenador do Departamento de Recursos Hídricos, o cronograma de serviços elaborados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano é definido a partir de demandas da população. Solicitações podem ser enviadas ao email [email protected]

Parque industrial - O Parque Industrial de São Gonçalo, no bairro da Água Mineral, ampliou em 150%, em menos de três meses, a produção de artefatos de concreto, como manilhas, meio-fio, bocas de lobo, blocos e tampas de bueiros. Se em janeiro a produção diária era de cerca de 100 peças, no mês de março a produção atingiu a marca de 250 unidades. Enquanto o pátio do Parque Industrial recebe a produção de manilhas, equipes da secretaria estão nas ruas em diversas ações por toda a cidade realizando obras de reparos e manutenção.

Uma das mais importantes vias da cidade, a Avenida Francisco Azeredo Coutinho, conhecida popularmente como Estrada de Ipiíba, está recebendo uma série de obras em sua extensão. Dividida em três trechos, as intervenções tem o objetivo de desafogar o trânsito em mais de dez bairros. O primeiro ocorreu na ligação para a Estrada da Meia Noite e contemplou drenagem, pavimentação e calçada, totalizando 960 metros de extensão. A obra beneficiou mais de 400 famílias da região.

No início do mês de março, a Prefeitura de São Gonçalo assinou um convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) para ampliar as obras no município. O objetivo do convênio é a melhoria da malha rodoviária do Estado, nos trechos que se encontram dentro dos limites do município, incluindo vias de acesso secundárias, vicinais, arteriais, coletoras e locais.

Mais iluminação - A Subsecretaria de Iluminação Pública ampliou o serviço de troca de pontos de iluminação no município em 46,13%. Se em dezembro do ano passado, 1.372 lâmpadas foram trocadas na cidade, em fevereiro o número saltou para 2.005. Já em relação aos meses de janeiro e fevereiro, o aumento foi de 37,51%, uma vez que no mês passado, 1.458 pontos foram trocados no município. Até o início da segunda quinzena de março, mais de 4 mil pontos já foram trocados.

Praça - As obras da praça na Rua Ponta Grossa, na Praia das Pedrinhas, que estavam paradas desde agosto de 2020, foram retomadas. O espaço tem área total de 1008 m², em frente à Baía de Guanabara, e contará com uma quadra poliesportiva, playground, espaço de convívio e bicicletário. Além dos equipamentos, a praça também receberá intervenções de paisagismo. A expectativa é de que o local seja mais um atrativo na região, além da orla da Praia das Pedrinhas.