São Gonçalo segue vacinação contra covid-19 nesta quarta-feira

Desde o início da campanha, a cidade vacinou com a primeira dose 91.803 pessoas - Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vacina contra o coronavírus, nesta quarta-feira (5), apenas com a vacina Astrazeneca – tanto para primeira dose quanto para a segunda dose. A vacinação com Coronavac está suspensa até que a secretaria receba nova remessa do imunizante. Podem se vacinar com a primeira dose de Astrazeneca, nesta quarta-feira, munícipes com mais de 53 anos que tenham comorbidades, grávidas com comorbidades, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente de qualquer idade e profissionais da saúde com mais de 35 anos. Os gonçalenses podem procurar os doze pontos de vacinação, quatro deles com drive thru, das 8h às 17h.

A cidade também imuniza pessoas que tomaram a vacina Astrazeneca há mais de 12 semanas. Os gonçalenses devem observar a caderneta ou o comprovante de vacinação para procurarem os locais de vacinação no dia indicado na anotação. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da Astrazeneca aplicada pela Secretaria de São Gonçalo. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade não serão imunizados.

O município vacina as pessoas com mais de 53 anos e grávidas que têm as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, anemia falciforme, cirrose hepática, imunossuprimidos, síndrome de down, câncer e obesidade mórbida.

Os trabalhadores da saúde da linha de frente dos hospitais de São Gonçalo que ainda não se vacinaram por serem recém-contratados podem se vacinar. Os trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados da linha de frente são aqueles que estão envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19 – tanto da urgência e emergência quanto da atenção básica. Neste grupo estão todos os trabalhadores envolvidos na unidade de saúde (faxineiros, atendentes, recepcionistas, maqueiros, médicos, enfermeiros, copeiras, cozinheiras, técnicos…).

Os profissionais de saúde que trabalham ou moram em São Gonçalo e não são da linha de frente com mais de 35 anos também podem se vacinar com a primeira dose. São eles: técnico em radiologia, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal.

Acamados com mais de 60 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) estão sendo vacinados em casa. Parentes e responsáveis de acamados ou com mobilidade reduzida, com mais de 60 anos, que não são atendidos pelo programa, podem procurar unidades de saúde mais próximas de suas residências para cadastrar a pessoa para receber a vacina em casa ou podem fazer o cadastro através do email [email protected]. Os acamados serão vacinados dependendo da disponibilidade das equipes.

A secretaria orienta, mais uma vez, que as pessoas não precisam formar filas e fazer aglomerações nas unidades de saúde nas primeiras horas da manhã e no primeiro dia da faixa etária que será vacinada. Os locais de vacinação vão receber as pessoas que chegarem até as 16h30, para que os mesmos sejam atendidos até 17h, nos dias de semana e 11h30 aos sábados. A população pode acompanhar o site www.saogonçalo.rj.gov.br e as redes sociais da Prefeitura, que informam sobre a vacinação e quem tem prioridade.

Balanço – Desde o início da campanha, a cidade vacinou com a primeira dose 173.418 pessoas, sendo 24.668 trabalhadores da saúde, 129.820 idosos com mais de 60 anos, 1.667 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 14.477 pessoas com comorbidades e 2.679 acamados. Até as 16h desta terça-feira (4), 79.362 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.

Calendário de primeira dose

– Quarta-feira (5) e quinta-feira (6): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 53 anos, grávidas com comorbidades, profissionais de saúde a partir de 35 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente de qualquer idade

– Sexta-feira (7) e sábado (8): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 52 anos, grávidas com comorbidades, profissionais de saúde a partir de 35 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente de qualquer idade

Locais de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e sábado, das 8h às 12h

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto

– Salão do Clube Mauá, Centro

– Umpa Nova Cidade

– Clínica Gonçalense do Mutondo

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal

– Polo Sanitário Rio do Ouro

– PAM Coelho

– Cras Vista Alegre

– PAM Neves

– Umpa Pacheco

– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara

Pontos com drive thru

– Campo do Clube Mauá, Centro

– Centro de Tradições Nordestinas, Neves

– Umpa Nova Cidade

– Cras Vista Alegre

Público-alvo e documentação solicitada para primeira dose

– Profissionais de saúde com mais de 35 anos ou da linha de frente, de qualquer idade, que trabalham em São Gonçalo e moram na cidade.

Documentos solicitados: comprovante de trabalho, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

– Profissionais de saúde com mais de 35 anos ou da linha de frente, de qualquer idade, que trabalham em São Gonçalo e que residem em outros municípios.

Documentos solicitados: comprovante de trabalho de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

– Profissionais de saúde com mais de 35 anos ou da linha de frente, de qualquer idade, que trabalham em outros municípios e residem em São Gonçalo.

Documentos solicitados: comprovante de trabalho, comprovante de residência de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

– Idosos a partir de 60 anos

Documentos solicitados: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

– Maiores de 53 anos com comorbidades ou grávidas com comorbidades: duas últimas receitas, prescrições ou atestados médicos que comprovem a comorbidade com, no máximo, três meses de emissão, além dos seguintes documentos: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.