Faixas seletivas para ônibus no Centro de São Gonçalo

Motoristas que trafegarem pela pista exclusiva podem ser multados - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Transportes de São Gonçalo implantou faixas seletivas para ônibus no Centro da cidade. A área exclusiva para os coletivos será implantada em um trecho de grande movimentação. A primeira fica na Rua Dr. Feliciano Sodré, entre as ruas Salvatori e Carlos Gianelli.

Na Avenida Presidente Kennedy, entre a Avenida 18 do Forte e a Rua Simeão Custódio, a faixa já existia, mas recebeu as manutenções necessárias, tendo suas marcações reforçadas para que os motoristas respeitem as sinalizações.

Para o secretário de Transportes Fabio Lemos, a faixa seletiva é uma forma de melhorar o ordenamento nas vias, permitindo que os motoristas respeitem as sinalizações.

“A implantação da nova faixa exclusiva para ônibus foi incluída para melhorar o trânsito no local, já que os veículos paravam na faixa e causavam congestionamento, além de provocar atraso no embarque e desembarque de passageiros nos ônibus. O trabalho de sinalização foi concluído no último fim de semana, com a parte de emplacamento e pintura para que os motoristas se orientem”, explicou Fábio Lemos.

O comandante da Guarda Municipal, Antônio Machado dos Santos, disse que as fiscalizações são realizadas diariamente através dos agentes do Grupamento de Trânsito.

“As fiscalizações são feitas pelos agentes de trânsito da Guarda, que atuam pelas ruas do município todos os dias, orientando e auxiliando os motoristas que trafegam pelas vias da cidade. Quem for flagrado transitando pela exclusiva será multado”, concluiu.

Proibição de estacionamento e fiscalização

É proibida a circulação de demais veículos nas faixas seletivas para ônibus, bem como o estacionamento nos locais onde a faixa seletiva está localizada. Quem for flagrado transitando na faixa exclusiva de ônibus comete infração considerada gravíssima pelo Código Brasileiro de Trânsito e pode ser multado em R$ 293,47, perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e ainda ter o veículo removido.