Encontro sobre violência doméstica

Palestra orienta trabalhadoras da rede de proteção à mulher - Foto: Renan Otto / Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, convidou a juíza Juliana Cardoso para fazer palestra sobre violência doméstica para trabalhadoras da rede de proteção à mulher da cidade. O encontro aconteceu no auditório da secretaria, nesta quarta-feira (9), e reuniu a primeira-dama – Marinete Ruas; a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Cristina da Silva; e representantes da OAB, Deam e outros órgãos.

Na palestra, a juíza destacou a importância das mulheres reconhecerem qualquer tipo de violência doméstica, desde a física à psicológica, e combatê-la. “É muito comum, mas não é normal. Temos que ter liberdade em todos os sentidos, igualdade de direitos e tratamentos. Também temos que saber que há fatores que incrementam o risco, mas não há um perfil. Temos que reconhecer a violência e não deixar acontecer. E, em relação às outras, quando identificar, temos que acolher”, disse a magistrada, enumerando cinco tipos de violência doméstica: física, sexual, patrimonial, moral e psicológica.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Cristina da Silva, disse que esse tipo de palestra é de extrema importância para fortalecer a rede de serviços de enfrentamento à violência. “Estar aqui hoje com a juíza para falar de violência contra mulheres vem de encontro às propostas feitas pelo município de enfrentamento à violência. Em tempos tão difíceis, discutir a pauta e fortalecer os serviços existentes é sempre muito relevante”, opinou Ana.

A primeira-dama, Marinete Ruas, elogiou a iniciativa e disse que saiu mais empoderada da palestra. “Gostei muito. Esse tipo de iniciativa é muito importante. Tudo que ela falou, de ser empoderada, de saber dos nossos direitos e o que representamos é de grande valia para todas as mulheres”, disse dona Marinete. A organizadora do evento e responsável pelo Neps, Aline Serra, disse que todo sucesso é fruto de um grande trabalho em equipe.

“Sinto-me lisonjeada com a realização deste primeiro encontro de mulheres na Secretaria de Saúde de São Gonçalo com o tema "Violência doméstica, o que você precisa saber!". Gostaria de parabenizar a juíza Dra. Juliana Cardoso por compartilhar e orientar as mulheres sobre um assunto de suma importância”, finalizou Aline Serra.