A Operação São Gonçalo Presente, ligada à Secretaria de Ordem Pública, já realizou 116 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Operação conta com o apoio do Serviço Social, que tem como objetivo viabilizar o acesso aos direitos e devolver a cidadania de pessoas em vulnerabilidade.
O serviço, que fica situado na base do São Gonçalo Presente, atua em conjunto com agentes do programa, em operações estratégicas em pontos centrais comerciais e de grande movimentação. Conta com o auxílio de profissionais da assistência social, que realizam o processo de abordagens para que essas pessoas possam ser reinseridas na sociedade.
Com o apoio das assistentes sociais do programa, através de entrevistas são disponibilizados alguns serviços para a população em vulnerabilidade, como acesso à documentação, reinserção familiar e ao mercado de trabalho, retorno à cidade natal, encaminhamentos para abrigos e centros de recuperação.
Entre as ferramentas utilizadas para encontrar parentes, são feitas pesquisas pela internet e acompanhamento por aplicativo de mensagens. Além disso, os profissionais oferecem um atendimento humanizado a esta população.
Para o secretário da Ordem Pública, Major David Ricardo, o trabalho da assistência é essencial para a recuperação da cidadania de pessoas que se encontram em fragilidade social.
“O maior intuito desse serviço é demonstrar que ainda existe um futuro para aqueles que não tinham nenhuma perspectiva. A Operação São Gonçalo Presente acredita no serviço público de qualidade, não selecionando aqueles que devem ser atendidos, mas proporcionado atendimento para as pessoas que precisam”, disse o Major.
A base da Operação fica instalada na sede da Secretaria de Ordem Pública, na Avenida Presidente Kennedy, nº 765, no bairro Estrela do Norte.
Serviço Social do SG Presente resgata pessoas em vulnerabilidade social
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura