Cras segue com funcionamento otimizado durante pandemia

Município possui 15 unidades que funcionam como porta de entrada para os benefícios sociais - Foto: Prefeitura São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

 

Responsável pelo serviço de prevenção de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) segue com funcionamento otimizado durante a pandemia em São Gonçalo. Por meio da Secretaria de Assistência Social, o município possui 15 unidades do Cras que atuam como porta de entrada para os benefícios sociais e fortalecem a convivência dos assistidos com a família e com a comunidade.

"O Cras é a porta de entrada do atendimento assistencial às pessoas em vulnerabilidade. É através do Cras que o morador de São Gonçalo consegue fazer o cadastramento no CadÚnico, que possibilita o acesso e direcionamento aos programas, serviços e benefícios do governo, como o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), abrigos e centros de acolhimento. Um dos principais benefícios do Cras é poder dar assistência quando as pessoas estão precisando. Damos auxílio para que os atendidos possam se refazer e viver de novo a vida social”, disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

Por meio do desenvolvimento de potencialidades e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania, os Cras também apoiam ações comunitárias atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns.

“Os principais atendimentos oferecidos pelo Cras no município são o serviço de convivência, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Cadastro Único. Através do Cadastro Único as pessoas são inseridas em programas sociais como o Bolsa Família, o programa de habitação Casa Verde e Amarela, além de desconto na conta de energia elétrica, entre outros serviços. Os serviços de convivência são as atividades onde as famílias são atendidas com atividades esportivas, de pintura, além de ações para crianças, adolescentes e idosos. E o Paif que é um programa integral de assistência para as famílias que têm algum tipo de vulnerabilidade, cujo uma equipe do Cras fica responsável por prestar auxílio e acompanhar esses indivíduos até que eles consigam ser reinseridos na sociedade”, detalhou Ana Paula Flores, coordenadora do Cras de Venda da Cruz.

A dona de casa Cláudia Oliveira, de 49 anos, moradora do bairro Venda da Cruz, desfruta de diversos serviços ofertados pelo Cras. "Faço ginástica, atividades de crochê, pintura em pano de prato, reciclagem, plantação, diversos serviços. É ótimo para minha mente, me mantém ocupada e disposta", afirmou Cláudia.

Todo morador de São Gonçalo que estiver interessado em usufruir dos serviços oferecidos pelo Cras pode se encaminhar até a unidade mais próxima (confira a lista de endereços abaixo) e solicitar o atendimento.

Endereços dos Cras:

Cras Alcântara - Rua Oscar Lourenço, 362, Jardim Alcântara.Telefone: 2624-6443

Cras Arsenal - Avenida Eugênio Borges, s/n, Arsenal. Telefone: 3711-2720.

Cras Centro (Boaçu) - Rua Dona Clara, 541, Boaçu. Telefone: 2604-4574.

Cras Engenho Pequeno - Rua Mentor Couto, 925, Engenho Pequeno. Telefone: 3703-1885.

Cras Guaxindiba - Rua Aquilino de Carvalho, s/n, Guaxindiba. Telefone: 2614-9742.

Cras Itaoca - Rua Antônio Leôncio, 33, Lt 01, Telefone: 2607-8649.

Cras Jardim Catarina - Rua Leão Gambeta, 533 (Antiga Rua 13), Jardim Catarina. Telefone: 2603-1312.

Cras Neves - Rua Lenor, 108, c 1, Porto Velho. Tel: 2624-0018.

Cras Rio do Ouro - Rua Faustino Fonseca, 569, Rio do Ouro. Telefone: 3605-2425.

Cras Porto do Rosa - Rua Alfredo Bahiense,1201, Porto do Rosa. Telefone: 2605-2655.

Cras Salgueiro - Rua Rubens Doria, no 1, Salgueiro. Telefone: 2723-4218.

Cras Santa Isabel - Avenida Castrucio Justi, Lt 08, Santa Isabel. Telefone: 3710-3077.

Cras Santa Luzia - Rua Inês Peixoto, Lt 20, Qd 100, Jardim Catarina. Telefone: 3606-1836.

Cra Venda da Cruz - Rua Doutor Porciúncula, 395, antigo 3 B.I., Venda da Cruz.

Cras Vista Alegre – Rua São Pedro, 02, Vista Alegre. Telefone: 2706-3607