São Gonçalo alerta para câncer de cabeça e pescoço

Especialista dá orientações no PAM Alcântara - Foto: Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O julho ganhou mais uma cor para chamar atenção na luta contra o câncer de cabeça e pescoço. A campanha Julho Verde, que tem o Dia Mundial de Prevenção e Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço comemorado nesta terça-feira (27), serve para alertar a população para ficar atenta a alguns sinais que podem ajudar no diagnóstico precoce e consequente cura da doença. O especialista Paulo Araújo, que atende no Posto de Atendimento Médico (PAM) de Alcântara, em São Gonçalo, realizou uma orientação para os pacientes que estavam na sala de espera da unidade de saúde na tarde desta segunda-feira (26).

Aos pacientes, ele pediu atenção especial aos principais sinais que a doença dá, como nódulos que crescem rapidamente, afta que não cicatriza por mais de 15 dias, rouquidão constante, verruga na língua que dói, sensação de espinho na garganta, manchas brancas na boca, sangramentos ou obstruções nasais e dores constantes no ouvido.

“Todos devem prestar atenção aos primeiros sinais, não só no próprio corpo, mas no de parentes e amigos. Às vezes, o câncer está, literalmente, na cara e a gente não vê. Não podemos minimizar o que aparece de diferente no nosso corpo. Devemos sempre procurar um médico para ter o diagnóstico o quanto antes e evitar sequelas”, disse Paulo Araújo.

Além de observar os sinais mais comuns, deve-se evitar os fatores de risco. Os dois principais são o tabagismo e o alcoolismo. “Evitá-los é a melhor forma de prevenção. O tabagismo e o etilismo são os principais. No entanto, há outros fatores que podem evoluir para o câncer de cabeça e pescoço, como a contaminação pelo vírus hpv, mate quente, exposição ocupacional, exposição à radiação, hábitos alimentares, má higiene da boca e predisposição genética”, finalizou o médico.