Maternidade municipal ganha brigada de incêndio

São Gonçalo amplia capacitação em unidades de saúde - Foto: Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

 

A Prefeitura de São Gonçalo formou, nesta quinta-feira (29), na Maternidade Municipal Mario Niajar, a segunda brigada de incêndio em uma unidade de saúde municipal. Na mesma turma, foram treinados os brigadistas de todos os cemitérios municipais da cidade.

O objetivo da Secretaria de Saúde é estender a iniciativa para todas as unidades de saúde municipais. As próximas contempladas serão o Hospital de Retaguarda Gonçalense (antigo Menino de Deus), no Centro, e o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças (Hospital das Freiras).

Através de um curso de quatro encontros, que contou com treinamento teórico e prático de combate a incêndio e de primeiros socorros, a maternidade e os cemitérios contam agora com 24 servidores aptos para agir em situação de emergência, bem como prevenir possíveis acidentes. O treinamento foi ministrado por Tiago Moreira Cunha, engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador do Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho da Rede de Urgência e Emergência de São Gonçalo.

"O objetivo da Secretaria de Saúde é de ter uma brigada em todas as unidades do município. Essa é uma preocupação nossa, já que os acidentes não avisam quando vão acontecer. O objetivo é sempre em prol de toda a população, de cada paciente que está aqui dentro, de cada servidor. Objetivo é que a gente não pare até que todas as unidades sejam contempladas com uma brigada, com pessoas preparadas para agir em caso de necessidade", disse o secretário de Saúde, Dr. André Vargas, que destacou os voluntários da brigada.

"Essa não é uma função gratificada ou remunerada. São pessoas que fazem isso em caráter voluntário para que eles possam, de fato, completar todo o seu ponto de assistência ao próximo", finalizou.

O treinamento foi acompanhado por Sirlei dos Anjos Cunha, inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA) e presidente da Associação dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro.