Mulheres são homenageadas no encerramento do Agosto Lilás

Durante todo o mês foram realizadas ações referentes aos 15 anos da Lei Maria da Penha - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após um mês intenso de ações de celebração e conscientização ao “Agosto Maria da Penha”, a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de São Gonçalo realizou um evento para marcar o encerramento do mês dedicado à luta e ao enfrentamento à violência contra a mulher, também conhecido como Agosto Lilás. Na ocasião, foram homenageadas e presenteadas com girassóis algumas mulheres que desenvolvem ações no âmbito feminino.

O evento, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (27), no Teatro Municipal George Savalla Gomes, contou com a presença de autoridades do Executivo, do Legislativo, além de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e de mulheres que participam dos serviços oferecidos pela pasta.

“Durante todo o mês de agosto, realizamos diversas ações de enfrentamento e conscientização em favor dessas mulheres vítimas, ou não, de algum tipo de violência, quer seja física, sexual, moral, psicológica e patrimonial. Foram feitas ações em diversos espaços, como shoppings, feiras, postos de saúde, escolas, alén de ações sociais onde fizemos divulgação dos nossos equipamentos que atendem às mulheres. Tivemos também a oportunidade de oferecer, juntamente com a coordenação do Programa Bolsa Família e Cras, isenção de documentos e emissão de 1ª e 2ª via do CPF através da parceria da secretaria com a Receita Federal. Há ainda um caminho longo a prosseguir, cabe a nós, enquanto subsecretaria, lutar por políticas públicas de combate a qualquer tipo de violência contra a mulher, e desenvolver ações de conscientização para que o agressor não fique impune”, afirmou a subsecretária Ana Cristina da Silva.

As ações foram referentes aos 15 anos de publicação da Lei Maria da Penha, cujo objetivo principal é estipular a punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher.

"Durante o Agosto Lilás, reafirmamos nosso compromisso em combater a violência contra a mulher. Vamos seguir com o trabalho, através de uma integração entre as secretarias, pois a ação precisa ser conjunta”, declarou Edinaldo Basílio, secretário de Assistência Social.

“A Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres vem desenvolvendo um trabalho fundamental no município. Queremos ampliar esse trabalho, criar novas esferas de serviço para atender a um número cada vez maior de mulheres. O governo do Capitão Nelson tem um olhar especial para as mulheres ”, disse o secretário de Governo, Fábio Araújo.

A primeira-dama, Marinete Ruas, participou da ação e destacou a importância dos serviços prestados pela subsecretaria em favor das mulheres.

“Me sinto orgulhosa e emocionada com todas as ações realizadas pela subsecretaria durante o Agosto Lilás. Sabemos que são muitos os casos de violência no nosso município e oferecer os serviços de apoio às mulheres é de grande importância”, disse a primeira-dama.

Durante o evento, foram apresentadas estatísticas sobre a violência contra a mulher, os serviços oferecidos pela subsecretaria, além de campanhas nacionais de ajuda a vítimas de violência doméstica. A musa e a passista da escola de samba Porto da Pedra, Debora Ribeiro e Barbara Nascimento, também se apresentaram durante o encerramento.