Funasg tem programação especial no mês de aniversário de São Gonçalo

Fundação terá eventos voltados à população e aos servidores - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) preparou várias atividades para comemorar o aniversário de emancipação político-administrativa da cidade, celebrado em 22 de setembro. Nesta sexta-feira, dia 3, acontece a abertura das ações, às 11h, na sala do Eco Ponto no Shopping São Gonçalo. Os eventos se estendem até o dia 27 de setembro, quando acontece o encerramento. O aniversário de 131 anos vai contar com ações abertas à população e outros para os funcionários efetivos do município.

“É com muito prazer que preparamos essas ações para celebrar os 131 anos de São Gonçalo. Estamos em uma pandemia e ainda não podemos realizar grandes eventos. Mas não podemos deixar o aniversário de nossa cidade em branco. Procuramos atividades para atender a todos os gostos. Algumas referentes à história de nossa cidade, que é muito importante e muitos gonçalenses não sabem”, disse a presidente da Funasg, Mariângela Valviesse.

A população contará com três atividades. Duas acontecerão na sala Eco Ponto, no São Gonçalo Shopping, e a terceira será na Igreja Matriz de São Gonçalo, no Zé Garoto. A primeira atividade será com distribuição de material e informações sobre o município de São Gonçalo, no dia 8 de setembro, das 13h às 17h30, com a palestrante Tânia Almeida. A segunda será a palestra “Contribuições da música para o desenvolvimento da pessoa com deficiência”, no dia 13, das 14h às 17h, ministrada por Cássia Ávila.

Para encerrar os encontros com a população, haverá visita guiada no dia 17 de setembro à Igreja Matriz de São Gonçalo, com o guia e professor de História da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Rui Aniceto, das 14h às 16h. As inscrições para os três eventos podem ser feitas no Eco Ponto. As vagas são limitadas a oito pessoas.

Servidores – Para os funcionários, as atividades acontecerão no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, a partir do dia 10 de setembro, com a palestra “Conhecendo São Gonçalo”, com o palestrante Carlos Medeiros, das 13h às 17h. No dia 15, acontece a oficina Noções Básicas da Linguagem de Sinais, por Fábia Andrade, das 13h às 17h. Nos dias 20 e 21, serão as oficinas “Florescendo São Gonçalo”, com as palestrantes Joice e Marilene sobre confecção de flores artesanais, das 15h às 17h.

Finalizando as atividades, no dia 27 de setembro, das 13h às 16h, na sede da Funasg, acontece a oficina “Tratando a Saúde através da Música” com a equipe de música da fundação. Todas as atividades têm 20 vagas cada e as inscrições podem ser feitas na recepção da sede da própria Funasg. Todas as atividades são gratuitas.

“Nosso município merece o melhor. Muitas coisas estão mudando, mais qualidade de vida aos servidores e ampliação do Projeto Funasg Mais! É com alegria que os convidamos a conhecer as programações da Funasg Mais. Ficamos te aguardando! Parabéns São Gonçalo pelos seus 131 anos!”, disse a coordenadora do projeto Funasg Mais, Mirtes Lessa.