São Gonçalo inicia vacinação itinerante contra covid-19

Parceria com a Cruz Vermelha amplia pontos de atendimento - Foto: Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o objetivo de levar a vacina contra a covid-19 para o braço de todos os moradores de São Gonçalo, inclusive aqueles que moram em bairros mais distantes, se encontram em situação de vulnerabilidade social e têm dificuldades de locomoção, a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, em parceria com a Cruz Vermelha, iniciou na manhã de quinta-feira (2) a vacinação itinerante em Santa Isabel, na Igreja de Santa Isabel (próximo à USF Santa Isabel).

A ação segue no bairro até o dia 4. Na sequência, o ônibus irá para o Salgueiro, onde a vacinação acontecerá entre os dias 8 e 10 de setembro. Já entre os dias 11 e 14 deste mês, será a vez dos moradores das Palmeiras serem contemplados; nos dias 15 e 16, moradores do Jóquei poderão buscar a imunização.

"Gostaria de agradecer por essa parceria. A nossa extensão territorial é de 248,160 km², então estamos aproveitando essa ação conjunta para ofertar a vacina em locais mais distantes, além de outros serviços da Prefeitura. Está comprovado que a vacinação traz resultado e vamos colocar vacina no braço da nossa gente", enfatizou o prefeito Capitão Nelson, que também agradeceu à Igreja Católica pelo espaço.

A vacinação vai acontecer em dias específicos em cada localidade, de segunda a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 12h, até o próximo dia 16.

"Desde o início da vacinação, a determinação do prefeito Capitão Nelson é que levássemos vacina a cada ponto dessa cidade. Não é fácil em uma campanha tão grande como essa e algumas áreas possuem as suas peculiaridades, que dificultam a ação, mas temos total consciência de que cada gonçalense precisa ser vacinado. Quando nos foi ofertada essa parceria com a Cruz Vermelha, com a possibilidade dessa estrutura, não havia como recusar. Mas seria subutilizado se fosse exclusivamente para a vacina, daí a parceria com a Subsecretaria de Odontologia e a Secretaria de Assistência Social. Essa é uma campanha que traz cidadania para a população e uma parceria como essa só tem a acrescentar a todos nós", disse o secretário de Saúde, Dr. André Vargas.

Parceria – O serviço itinerante é oferecido através de uma parceria com a Cruz Vermelha, que está cedendo o ônibus que fará a vacinação itinerante. Além da Secretaria de Saúde, que está oferecendo serviços através da Subsecretaria de Odontologia, a ação tem o apoio da Secretaria de Assistência Social. Com isso, estão sendo oferecidos os serviços de vacinação, atualização dos dados do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e orientações sobre saúde bucal na unidade móvel.

O ônibus tem estrutura completa para vacinação, com três salas para aplicação de imunizantes, três mesas para cadastro, 20 cadeiras para espera e ainda conta com duas tendas. Os profissionais da rede municipal de saúde vão trabalhar na aplicação das vacinas na unidade móvel.

"Essa aqui foi uma das melhores estruturas das parcerias que podemos contar e aqui em São Gonçalo está sendo 100% proveitoso com outros serviços das secretarias envolvidas. Gostaria de agradecer todos os servidores envolvidos e ao prefeito pela estadia do ônibus. E a Cruz Vermelha do Rio de Janeiro está à disposição do município de São Gonçalo", disse Victor Marcelo, presidente estadual da Cruz Vermelha.

Reforço - No início desta semana, os dois pólos sanitários Paulo Marques Rangel, no Portão do Rosa, e Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, começaram a realizar o serviço de vacinação contra a covid-19 com o objetivo de atender aos moradores de regiões mais distantes da área central da cidade.