Campanha "Limpa São Gonçalo" segue pelas ruas

Campanha Cidade Limpa em São Gonçalo - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A campanha "Limpa São Gonçalo" segue atuando nas ruas do município. Equipes da Prefeitura de São Gonçalo distribuíram panfletos educativos para pedestres, motoristas e comerciantes do Centro da cidade, durante a manhã e tarde desta sexta-feira (3). Também foram entregues os cartões de vistoria para os comerciantes da localidade. A ação visa conscientizar a população a não jogar lixo na rua, contribuindo para uma cidade mais limpa e organizada.

O material que está sendo divulgado conta com informações sobre a forma correta de descarte do lixo, com horários de coleta e rotas atendidas.

Equipes da campanha também irão limpar e afixar placas em locais normalmente utilizados como lixeiras, alertando para a proibição de despejo de detritos. Caçambas estão sendo instaladas em áreas comerciais no Centro da cidade e em Alcântara.

A campanha será dividida em duas etapas: na primeira, cuja previsão é que dure cerca de três meses, equipes da Prefeitura vão atuar de forma educativa, com o intuito de conscientizar a população; já a segunda, que se dará em caráter permanente, os infratores que insistirem na prática ilegal serão punidos em operações de repressão ao descarte irregular e lixões clandestinos pelas equipes de fiscalização. As multas diárias podem ultrapassar o valor de R$ 500.

Na última semana, a Prefeitura publicou decreto regulamentando a lei que rege a prestação de serviços de coleta e remoção de resíduos sólidos especiais, detalhando as regras para as empresas interessadas em atuar no município. O serviço poderá ser oferecido a estabelecimentos comerciais e industriais que descartarem, por dia, mais de 100 litros de lixo, quantidade não abrangida pela coleta municipal.

As Secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente irão conduzir todo o processo e a autorização virá através do Selo Verde, emitido pela Secretaria de Meio Ambiente, com validade de um ano.