Última semana do ano terá serviços de sanitização

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realiza o trabalho durante os dias úteis da semana nas ruas e órgãos públicos - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na última semana do ano, a sanitização contra o coronavírus e a pulverização de inseticida para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya – vão acontecer de segunda-feira (27) a quinta-feira (30). No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, as ações não irão acontecer.

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realiza o trabalho durante os dias úteis da semana nas ruas e órgãos públicos. Os bairros recebem a ação conforme os índices de contaminação apontados pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Semsa.

O trabalho é realizado pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental com as motofogs, que dispensam o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina no ar para evitar a contaminação do coronavírus. As motos são monitoradas por GPS em tempo real pela Semsa. O serviço tem por objetivo romper a cápsula do coronavírus e eliminá-la do ambiente, evitando a proliferação e contaminação.

Nesta semana, a sanitização beneficiará os bairros Patronato, Jardim Nova República, Marambaia, Santa Luzia, Salgueiro, Porto da Madama, Jóquei, Monjolos, Largo da Ideia, Tribobó, Palmeiras, Porto Velho, Vila Candoza, Vista Alegre, Novo México, Itaúna, Gradim, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Guarani, Engenho Pequeno e Porto do Rosa.

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental também realizam o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya através da pulverização de inseticida. No entanto, a população deve ficar atenta com a chegada da estação mais quente do ano, que costuma ter dias quentes e chuvosos, formando ambientes perfeitos para criadouros do mosquito, que devem ser permanentemente eliminados.

A aplicação do produto será nos seguintes bairros nesta semana: Zumbi, Pita, Mutuapira, Cruzeiro do Sul, Antonina e São Miguel. Vale lembrar que os produtos utilizados são autorizados pelo Ministério da Saúde e são os mesmos utilizados em todas as cidades do Brasil.

Programação Sanitização:

Segunda-feira (27): Patronato, Jardim Nova República, Marambaia, Santa Luzia e Salgueiro

Terça-feira (28): Porto da Madama, Jóquei, Monjolos, Largo da Ideia, Tribobó e Palmeiras

Quarta-feira (29): Porto Velho, Vila Candoza, Vista Alegre, Novo México e Itaúna

Quinta-feira (30): Gradim, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Guarani, Engenho Pequeno e Porto do Rosa

Sexta-feira (31): Não haverá

Programação do controle de arbovirose:

Segunda-feira (27): Zumbi e Pita

Terça-feira (28): Mutuapira e Cruzeiro do Sul

Quarta-feira (29): Antonina

Quinta-feira (30): São Miguel

Sexta-feira (31): Não haverá