Saúde de São Gonçalo amplia atendimento na atenção básica

Equipe multiprofissional atua nos postos e unidades da rede municipal - Foto: Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo ampliou o atendimento realizado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família, composto por uma equipe multiprofissional, que atua de forma integrada em todos os postos e unidades de Saúde da atenção básica do município. O núcleo oferece acolhimento integral à população que necessita de atendimento com fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e assistentes sociais.

"Nosso trabalho, como equipe multiprofissional, é somar junto com a unidade para dar o apoio necessário aos usuários e até mesmo para os profissionais. Atualmente, conseguimos entregar qualidade, aumentamos as ofertas na especialidade de educador físico, para sempre melhorar e ampliar o cuidado ao paciente que chega às unidades", disse a coordenadora do núcleo, Cynthia Lenz.

Além dos atendimentos, as equipes dos núcleos realizam ações integradas com a Atenção Primária, desenvolvendo ações de saúde nas escolas, Educação em Saúde e Educação Permanente, além de articular com outras secretarias, como Desenvolvimento Social e Educação. Além disso, o programa oferece visitas domiciliares em conjunto com as equipes da Saúde da Família, permitindo a construção conjunta de projetos terapêuticos.

De acordo com os supervisores Nathália Matheus e Patrick Lima, o atendimento domiciliar presta assistência a pessoas acamadas e com dificuldade de locomoção, para que seja feito um primeiro atendimento, onde é realizada uma orientação domiciliar e uma avaliação do quadro do paciente.

"A visita domiciliar é solicitada nas unidades de saúde. O núcleo realiza o primeiro atendimento para entender a necessidade do usuário. Depois, montamos uma equipe junto aos agentes comunitários da região e eles acompanham o paciente até uma possível alta", afirmou a supervisora.