São Gonçalo dá início ao Programa Abordagem Cidadã

Ação integrada entre secretarias é realizada no Centro - Foto: Julio Diniz/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Através de uma ação integrada entre as secretarias de Assistência Social, Políticas sobre Álcool e Drogas e de Saúde, a Prefeitura de São Gonçalo deu início nesta quarta-feira (12) ao Programa Abordagem Cidadã, que será realizado quinzenalmente em diferentes pontos do município. Nesta primeira ação de 2022, a abordagem foi realizada nas ruas João de Souza e Aluísio Neiva, no Centro.

A ação tem o objetivo de oferecer atendimento especializado para pessoas em situação de rua e dependentes químicos, garantindo direitos socioassistenciais através do trabalho de equipes técnicas da Subsecretaria da Proteção Social Especial, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Comitê de Erradicação do Sub-registro. Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas e Consultório na Rua, analisando as necessidades de cada pessoa abordada. São cerca de 30 servidores envolvidos nas ações.

O secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio, ressalta que é importante a participação da população.

“Temos um cronograma de ações elaborado para o Abordagem Cidadã, mas cabe ressaltar que a população também tem papel fundamental nessas ações. É importante que solicitem ações através dos canais de atendimento da Prefeitura”, disse.

A abordagem desta quarta-feira começou na Rua João de Souza a três pessoas em situação de rua. Logo em seguida, as equipes de abordagem seguiram para a Rua Aluísio Neiva, onde encontraram cerca de 15 pessoas em situação de rua e uso de drogas. As equipes, no entanto, se deparam com a resistência ao atendimento especializado que é oferecido, bem como ao encaminhamento para abrigos e comunidades terapêuticas.

A Subsecretaria de Limpeza Urbana deu apoio às ações, removendo lixo acumulado pelos usuários de drogas nas vias, com equipes de varrição, caminhão e retroescavadeira. A ação também foi acompanhada pelo vereador Claudinei Siqueira.

“Essas ações são possíveis graças à integração e trabalho conjunto de todas as secretarias envolvidas. Cenas de uso, como a Rua Aluísio Neiva, são alvos de reclamação da população. O prefeito Capitão Nelson está atento a essas necessidades e determinou que esse trabalho seja realizado por toda a cidade”, disse o secretário de Políticas sobre Álcool e Drogas, Wanderson Dias.

As abordagens oferecem atendimento especializado da Assistência Social, como atendimento no Centro de Atenção Psicossocial e serviços de documentação básica, além da oferta de vagas em abrigos e comunidades terapêuticas para as pessoas abordadas nas ações.

Nas ações também é realizado encaminhamento para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com emissão de certidão de nascimento, CPF, e documentação básica junto ao Comitê de Erradicação do Sub-registro.