São Gonçalo avança como referência na área ambiental

No Dia Mundial do Meio Ambiente, município celebrou a inauguração da primeira Asas pública do Estado - Foto: Julio Diniz/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No Dia Mundial do Meio Ambiente, São Gonçalo deu um grande passo na preservação da sua fauna. Foi inaugurada, na manhã de domingo (5), na Área de Proteção Ambiental (APA) das Estâncias de Pendotiba, a Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) municipal, a primeira pública do Estado do Rio de Janeiro. O local, que terá grande importância na recuperação e reinserção de animais em seu habitat, já nasce como referência na cidade e também no Estado. Isso porque a área de soltura também será um Centro de Referência de Animais Silvetres.

“O Governo Capitã Nelson escolheu secretários técnicos para assumir o Meio Ambiente e hoje São Gonçalo vive um grande momento, dando motivos para que tenhamos orgulho de sermos gonçalenses”, disse o vice-prefeito Sérgio Gevú, que representou o prefeito Capitão Nelson na inauguração da Asas.

A solenidade de abertura teve a apresentação da banda de gaitas de fole ‘Brazilian Pipers’, que arrancou aplausos do público. O grupo já representou o município até mesmo fora do país em seus 23 anos de trajetória musical.

Os avanços do município em relação às questões ambientais foram destacados na cerimônia de inauguração.

“No ano passado, nessa mesma data, junto com o prefeito Capitão Nelson, demos o pontapé inicial lançando a pedra fundamental da Asas. É com muito orgulho que abrimos hoje essa área de soltura, que será um orgulho para nosso município! Vamos trabalhar para dar dignidade a todos os animais que chegarem aqui, até que possam ser soltos em seu habitat”, disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.

As parcerias com o meio acadêmico e o Governo do Estado também foram mencionadas.

“Ninguém faz nada sozinho. Só conseguimos executar políticas públicas sérias com a participação de todos. Hoje São Gonçalo vira referência em todo o Estado do Rio de Janeiro no que diz respeito ao cuidado com os animais silvestres. É um árduo trabalho! Não é simplesmente abrir gaiolas e soltar bichos. É preciso monitoramento, plano de manejo, reflorestamento e tudo isso nós estamos fazendo em conjunto, disse o subsecretário de Meio Ambiente e biólogo, Gláucio Brandão, que destacou também a parceria com a Universidade Estácio de Sá, que será responsável técnica no funcionamento da Asas, e também o avanço significativo no processo de reflorestamento da cidade, que do ano passado para cá, já conta com 81 mil novas mudas plantadas através do programa Florestas do Amanhã.

Educação ambiental para a Rede Municipal de Ensino

Teve início neste domingo a nova integração entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, que vai levar educação ambiental para alunos da Rede Municipal de Ensino. Alunos do Colégio Municipal Presidente Castelo Branco e da Escola Municipal Padre Cipriano Douma, puderam conhecer de perto a APA das Estâncias de Pendotiba e também tiveram a oportunidade de ver toda a estrutura da Asas. As visitas dos alunos acontecerão semanalmente na APA Estâncias de Pendotiba.

“Esse projeto não para por aqui e também vai para dentro das escolas municipais. Já neste mês receberemos visitas de escolas às terças e quintas aqui na APA de Maria Paula para que nós possamos ver o que vem acontecendo aqui em Maria Paula, em diversos bairros da nossa cidade”, contou o secretário chefe de Gabinete, Eugênio Abreu.

Quem visitou a APA Estâncias de Pendotiba neste domingo também pôde prestigiar uma feira com grande variedade de produtos, incluindo alimentos orgânicos e veganos, além dos trabalhos exclusivos feitos artesanalmente pelos expositores, que mensalmente levam seus trabalhos para a APA . Também tiveram seu lugar de destaque na feira os produtos sustentáveis, feitos a partir de materiais reciclados, com os expositores da feira ‘Arte com Sustentabilidade’, que semanalmente também expõem seus trabalhos no Partage Shopping, em uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente com o centro comercial.

Além de apreciarem os produtos e a comida, os visitantes também foram contemplados com a apresentação da camerata da Orquestra Municipal de São Gonçalo, sob a regência do maestro Paulo Guarany, que agitou o público com sucessos da música brasileira.

Quem foi à inauguração também teve a oportunidade de conferir a arte do guarda municipal Alexandro Constantino, que encantou o público com suas ilustrações de carcará, jiboia, coruja buraqueira e cachorro do mato. Há 11 anos junto à corporação e integrante do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental (GPAm), Constantino também ajudou a idealizar uma das artes presentes no Asas, grafitada pelo artista Siri do Muro.

Ainda neste domingo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu uma nova pick-up, adquirida através de termo de compensação ambiental.

Necessidade da Asas

A criação da Asas é uma resposta à síndrome da floresta vazia na cidade de São Gonçalo, que é um processo de perda da fauna nas áreas de mata da cidade. Muitas vezes os animais resgatados em São Gonçalo são levados para outros locais, esvaziando as florestas da cidade.

Na última sexta-feira (5), técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foram até Maria Paula conferir de perto a estrutura da Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas). Em uma reunião com o secretário Chefe de Gabinete, Eugênio Abreu e o subsecretário de Meio Ambiente e biólogo, Glaucio Brandão, a equipe do Inea elogiou a qualidade das novas instalações e estrutura do Asas, propondo que o novo espaço seja futuramente transformado em Centro de Referência de Animais Silvestres.

A inauguração foi prestigiada pelo secretariado municipal, representantes da Universidade Estácio de Sá, que será parceira na cooperação técnica para operar a Asas, da comunidade local e também de representantes do Legislativo Municipal.