Centro Pop de São Gonçalo inova com curso de corte e costura

População em situação de rua recebe atendimentos variados - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), vinculado à Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo, agora conta, em seu quadro de atividades e serviços, com oficina de corte e costura destinada aos usuários do equipamento.

"Nossa ideia é realizar a reinserção da pessoa em situação de rua no mercado de trabalho. Além disso, já temos relatos de pessoas que iniciaram na turma de corte e costura e descobriram que têm talento para atuar na área. Queremos ajudá-los nesse primeiro passo para que possam voltar a conquistar uma renda fixa com os materiais que eles fazem. Também estamos trabalhando para que em breve eles possam expor nas feiras de artesanato da cidade, por meio de uma interlocução com a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres", informou o subsecretário de Proteção Social e Especial, Jair Melo.

Localizado no Mutondo, o Centro Pop oferece diariamente apoio psicológico com profissionais capacitados para atender os usuários, além de turmas de alfabetização com pedagogas e psicopedagogas e auxílio de assistentes sociais.

"A ideia de introduzir o curso de corte e costura nos nossos serviços surgiu após os próprios assistidos solicitarem a atividade. Durante os atendimentos que realizamos com eles foi abordado o tema e trabalhamos para oferecer a oficina. Tem sido enriquecedor. Eles não faltam às aulas, estão sempre dispostos e interessados. Estamos em busca de novas máquinas de costura para poder oferecer a oficina para cada vez mais pessoas", disse Sabrina Rosa, coordenadora do Centro Pop.

Julio César Pedro da Silva, de 49 anos, está participando do projeto desde o primeiro dia de aula e já consegue perceber sua evolução.

“Estou adorando participar das aulas de costura! Nunca imaginei que teria jeito para criar tantas coisas. Já fiz gravatas que podem ser utilizadas em festas juninas, elásticos de cabelo, tem sido muito legal”, declarou Julio.

“O Julio é um dos nossos destaques da turma. Desenvolve o serviço com maestria e muita força de vontade para aprender. Ele não perde uma aula, sempre muito dedicado. Geralmente as pessoas não dão credibilidade para as pessoas em situação de rua, mas muitos têm potencial, basta incentivar e oferecer oportunidades”, avaliou a professora Sarah Salino.

A oficina de corte e costura é realizada às quartas e sextas-feiras, às 14h, no Centro Pop. As inscrições podem ser feitas no local.

O Centro Pop fica localizado na Rua Maria Cândido, 92, Mutondo. Funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 17h.