Grávida entra em briga corporal com pitbull para salvar filha de 9 anos

Ataque ocorreu no último dia 24 e o animal pertence a família. O Heat registrou seis ataques de pitbulls em três semanas - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Grávida de nove meses, a dona de casa Paula da Mata Lima, de 34 anos, se viu obrigada a entrar em uma briga corporal com os seus cachorros pitbull para salvar a filha de nove anos que estava sendo atacada pelo animal, na tarde do último dia 24, enquanto brincava no quintal de casa. A menina teve parte do couro cabeludo e da orelha arrancados e a mãe levou oito mordidas pelo corpo.

O Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, registrou seis ataques de pitbull em três semanas. Entre as vítimas, cinco crianças de três a dez anos, que deram entrada no Centro de Trauma do hospital, unidade especializada no atendimento a pacientes com múltiplos traumas.

Paula e Maria Eduarda tiveram alta do hospital na última quinta-feira (07). "Foram dias difíceis. Pensei em perder minha filha e minha bebê. Mas não pensei duas vezes. Dei um mata-leão em um dos cachorros, que não soltava a cabeça da Duda de jeito nenhum. Foram os piores minutos da minha vida, Parecia uma eternidade", garantiu Paula.

Socorrida por vizinhos, mãe e filha foram levadas até o hospital. "Eu estava bastante ensanguentada, mas o sangue era todo da minha filha, que foi rapidamente levada para o centro cirúrgico enquanto eu era atendida na emergência. Estava com oito mordidas, com a barriga cheia de hematomas e cansada. Minha filha foi entubada, passamos quase duas semanas em um leito de CTI. Mas graças a Deus estamos vivas", comemorou Paula da Mata ao deixar o hospital.

Heitor Pereira da Silva, de seis anos, foi outro paciente que entrou na unidade nas últimas semanas. Ele, a irmã de dez anos e a mãe Marcelli Pereira, de 31 anos, foram atacadas pelo cachorro da vizinha, na semana passada, durante uma visita da família. "Foi tudo muito rápido. Enquanto fui ver meu outro filho em casa, o cachorro atacou as crianças que estavam assistindo televisão no quarto da minha amiga. Foi um pesadelo. Não desejo isso para ninguém", disse Marcelli.

Heitor teve ferimentos graves no rosto, pescoço, cabeça e braços. Foi operado pela cirurgia geral e plástica e pela bucomaxilofacial. Também chegou a ser entubado e o seu quadro de saúde chegou a ser gravíssimo. Depois de idas e vindas do CTI pediátrico para o centro cirúrgico, o pequeno recebeu alta para casa na quarta-feira (06).

Todos os outros pacientes também receberam alta. Eles continuarão sendo atendidos na unidade através do ambulatório de pós-cirurgia. Semanalmente, devido a gravidade dos ferimentos, farão curativos com a equipe especializada da unidade, assim como exames médicos e avaliações. O Hospital Estadual Alberto Torres é administrado pelos Ideas em parceira com o Governo do Estado.

De acordo com especialistas a condução destes cães, não só dos pitbulls, mas também dos American Staffordshire, Mastim Napolitano, Rottweiler e outros em locais de acesso público deve obedecer legislação especifica e tem como objetivo promover e estabelecer determinadas regras de comportamento, uma vez que diz que os cachorros que fazem parte desta lista deverão passear apenas com uma focinheira, guia curta e sob a responsabilidade do dono, o qual também deve obter uma licença que conta com uma série de requisitos.