Obras de reforma já beneficiam 13 unidades de saúde de São Gonçalo

Climatização e acessibilidade estão entre as benfeitorias - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais cinco unidades de saúde da família entraram em obras nesta semana. Duas receberão obras de reforma e ampliação e outras três serão reformadas. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realiza as obras de recuperação e adequação em várias unidades de saúde para entregar locais climatizados, com acessibilidade e espaços que proporcionam o atendimento mais humanizado.

Atualmente, são 13 unidades no município recebendo as obras. Os atendimentos continuam acontecendo no próprio local ou em outro imóvel próximo. As USFs Luiz Carlos Prestes, no Barro Vermelho; e Juvenil Francisco Ribeiro, no Engenho Pequeno; receberão obras de reforma e serão ampliadas. Elas estão funcionando dentro da Clínica do Barro Vermelho e na Rua Mantiqueira, lote 8, quadra 15, no Engenho Pequeno, respectivamente.

Já as USFs Getúlio Vargas, no Boa Vista; Victor Chimelly, no Paiva e Neuza Goulart Brizola serão reformadas. O Getúlio Vargas está atendendo na Rua Carlos Paula, 90, Boa Vista; o Victor Chimelly está com atendimento interrompido neste mês de julho e deve ser retomado em agosto; e o Neuza Goulart atende na Rua José Milton de Souza, 277, Palmeiras.

Os postos de saúde estão sendo padronizados e estão recebendo pisos novos, pintura, climatização, adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência), além da revitalização da fachada e revisão elétrica – tudo conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.

Há outras oito unidades com obras em andamento. As USFs Badger da Silveira, em Tribobó; e Florença Helena Pereira, no Largo da Ideia; continuam atendendo no mesmo local. A USF Flávio Henrique de Brito, no Jóquei, está atendendo na Rua Cardigan, 67, no mesmo bairro. A USF Aníbal Porto, em Monjolos, atende na Rua João de Abreu, s/nº, em frente ao prédio da Tenda. A USF José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba, está dentro da USF de Santa Izabel.

Os pacientes da USF Barbosa Lima Sobrinho, no Porto da Pedra; continuam sendo atendidos no mesmo local. Os pacientes e funcionários da USF José Avelino, em Tribobó, foram remanejados para a USF Badger da Silveira, em Tribobó; e a USF Haroldo Pereira Nunes, no Porto Novo, está sendo atendida no Posto de Saúde Ana Nery, no Gradim. As USFs de Santa Luzia, Robert Koch, Patronato; e Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia já foram revitalizadas e entregues à população.