São Gonçalo inova com teste de pré-natal que rastreia 10 doenças

Exame em papel filtro é oferecido em toda a rede municipal de saúde - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Coordenadores, gestores e responsáveis técnicos por postos de saúde da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo participaram, na manhã desta sexta-feira (15), de capacitação para a coleta do teste de pré-natal em papel filtro, que rastreia 10 doenças. O exame é oferecido em toda rede pública de saúde de São Gonçalo.

O subsecretário de Atenção Básica, Maik Melo, disse que a implantação do exame na cidade é um grande ganho. “Conseguimos implantar o exame do papel filtro na gestão do Capitão Nelson, um grande ganho para a rede básica de saúde, mas principalmente para as gestantes, que têm a oportunidade de ter doenças detectadas no início da gestação e tratadas para que não repassem aos seus bebês”, disse o subsecretário.

A coordenadora da Atenção Básica, Ana Cláudia Pinnas, também destacou o progresso na saúde pública. “São Gonçalo progrediu de fato. O acesso rápido ao pré-natal é um ganho enorme. Oferecer ao usuário este tipo de exame com esta qualidade é muito precioso para toda a rede e gestantes”, opinou Ana Cláudia.

A qualificação foi realizada pela biomédica Marcele Balonecker, do Laboratório Municipal Ana Nery, que ensinou como coletar corretamente o exame. A coleta também foi realizada na hora para que os funcionários que serão os multiplicadores possam repassar para os técnicos e enfermeiros das unidades de saúde o procedimento correto. A coordenadora dos laboratórios municipais, Danielle Pacheco Alves, foi a voluntária para furar o dedo. “Podem passar para as gestantes. É um único furinho no dedo, não dói e tem a facilidade do acesso em toda a rede pública sem marcação prévia”, disse Danielle.

Papel Filtro

A triagem pré-natal em papel filtro rastreia 10 doenças apenas com um furo no dedo, como o teste de glicose, evitando a retirada de sangue tradicional. Precocemente detectadas, as doenças podem ser tratadas, ainda durante a gestação, evitando a transmissão para o feto. O resultado sai em até 15 dias.

O teste do papel filtro deve ser realizado assim que a gravidez é confirmada e no último trimestre da gestação. Todas as grávidas que iniciam o pré-natal na rede pública de saúde de São Gonçalo têm acesso ao exame já nas primeiras consultas com o ginecologista. Aquelas que ainda não iniciaram o pré-natal devem procurar qualquer unidade de saúde para a marcação da consulta e a realização do exame.

O exame de papel filtro detecta doenças como alterações dos hormônios presentes na tireoide (TSH), sífilis, HIV, hepatites B e C, toxoplasmose, rubéola e herpes (citomegalovírus). Estes três últimos avaliam se a gestante já teve a doença e se ainda tem o vírus no corpo. “Quando há positividade para alguma doença, o teste é feito mensalmente para acompanhar o tratamento, que começa a ser realizado imediatamente para evitar a contaminação do bebê”, explicou a biomédica Marcele Balonecker.