Vinte e dois alunos da Creche Conveniada Canto Feliz e alguns responsáveis prestigiaram, nesta segunda-feira (25), o Fórum de Mulheres Negras de São Gonçalo, no Centro Cultural Joaquim Lavoura. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, a tarde contou com oficinas que exaltaram a ancestralidade com a pintura do rosto e a confecção de bonecas africanas Abayomi.
Dentre os responsáveis, estava a mãe do aluno Breno, Daniele Germano, que também entrou na brincadeira e pintou o rosto. Para ela, esse contato com o passado é primordial para que seu filho se entenda como pessoa.
“Eu acho importante mostrar para ele a ancestralidade, para ele conhecer a história dele, a história do Brasil, que não é algo que se escuta todos os dias. É muito importante falar para as crianças, para que elas se familiarizem com essa história que é delas e também mostrar, na prática, com atividades lúdicas”, disse a mãe do aluno.
O Fórum de Mulheres Negras de São Gonçalo aconteceu durante todo o dia e contou com palestras e oficinas. Sua finalidade foi exaltar as mulheres que sempre contribuíram e trabalharam para a formação de cada indivíduo. Foram homenageadas mães, avós e bisavós.
“É fundamental a gente apresentar para as crianças quem foram seus antepassados. Isso faz parte do fortalecimento da identidade, se a gente pergunta o nome das avós, das mães e das bisavós, elas vão aprendendo que existiram pessoas importantíssimas que contribuíram com a formação delas”, afirmou uma das organizadoras do evento, a assistente social Lucileia de Souza.
O secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio e a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Cristina da Silva, também estiveram no evento.
Educação de São Gonçalo valoriza História da mulher negra

Alunos da rede municipal participam de oficinas em fórum no Lavourão - Foto: Luiz Carvalho/Prefeitura de São Gonçalo
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura