Educação de São Gonçalo valoriza História da mulher negra

Alunos da rede municipal participam de oficinas em fórum no Lavourão - Foto: Luiz Carvalho/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Vinte e dois alunos da Creche Conveniada Canto Feliz e alguns responsáveis prestigiaram, nesta segunda-feira (25), o Fórum de Mulheres Negras de São Gonçalo, no Centro Cultural Joaquim Lavoura. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, a tarde contou com oficinas que exaltaram a ancestralidade com a pintura do rosto e a confecção de bonecas africanas Abayomi.

Dentre os responsáveis, estava a mãe do aluno Breno, Daniele Germano, que também entrou na brincadeira e pintou o rosto. Para ela, esse contato com o passado é primordial para que seu filho se entenda como pessoa.

“Eu acho importante mostrar para ele a ancestralidade, para ele conhecer a história dele, a história do Brasil, que não é algo que se escuta todos os dias. É muito importante falar para as crianças, para que elas se familiarizem com essa história que é delas e também mostrar, na prática, com atividades lúdicas”, disse a mãe do aluno.

O Fórum de Mulheres Negras de São Gonçalo aconteceu durante todo o dia e contou com palestras e oficinas. Sua finalidade foi exaltar as mulheres que sempre contribuíram e trabalharam para a formação de cada indivíduo. Foram homenageadas mães, avós e bisavós.

“É fundamental a gente apresentar para as crianças quem foram seus antepassados. Isso faz parte do fortalecimento da identidade, se a gente pergunta o nome das avós, das mães e das bisavós, elas vão aprendendo que existiram pessoas importantíssimas que contribuíram com a formação delas”, afirmou uma das organizadoras do evento, a assistente social Lucileia de Souza.

O secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio e a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Cristina da Silva, também estiveram no evento.