Saúde e Assistência retomam ações do "Consultório na Rua"

- Foto: Reprodução/SeCom

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com as Secretarias de Saúde, Defesa Civil e Assistência Social, retomou o projeto "Consultório na Rua (Cnar)". Esse programa oferece atendimentos itinerantes de saúde para moradores em situação de rua, realizados semanalmente à noite nos locais com maior concentração desse público, alcançando uma média de 70 pacientes por ação.

Os serviços prestados incluem a atualização de vacinas contra covid-19, gripe e hepatite, curativos, testes rápidos de HIV, hepatites B e C, sífilis e tuberculose, além de orientações sobre cuidados pessoais e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O objetivo é cuidar de doenças como tuberculose, hanseníase e ISTs, uma vez que muitos moradores em situação de rua evitam os postos de saúde devido ao preconceito.

Com uma equipe multidisciplinar, o "Consultório na Rua" conta com assistente social, agente social, médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicólogo, oferecendo uma abordagem completa para os pacientes. O Centro Pop, por sua vez, auxilia na regularização de documentos e oferece abrigo para aqueles que desejam. Os cadastros são realizados nos locais de maior concentração, como Alcântara, Praças do Zé Garoto e Chico Mendes, entre outros bairros.