São Gonçalo avança nas obras de ampliação do PAM Coelho

As intervenções na unidade do PAM Coelho fazem parte das revitalizações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo para melhor atender a população - Foto: Fabio Guimarães/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As obras de ampliação do PAM Coelho avançam e devem ser entregues para a população no segundo semestre deste ano. As intervenções na unidade fazem parte das revitalizações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo para melhor atender a população. O novo espaço vai dar mais qualidade e humanização no atendimento aos pacientes.

A construção acontece na parte externa em uma área aberta que ainda não era utilizada pelo PAM. A estrutura está praticamente pronta com os ambientes já separados, pisos instalados e pintura realizada. Os acabamentos finais, como a colocação do rebaixamento de gesso, serão realizados após a finalização da instalação da rede elétrica, que está em andamento.

As janelas já estão no lugar e as portas e aparelhos de ar-condicionado também serão instalados. O terreno está sendo preparado para dar acessibilidade aos usuários. Após a finalização da área ampliada, a parte física já existente da unidade receberá a revitalização. “É mais uma grande obra da saúde que está na reta final. Em mais dois meses, essa primeira fase da ampliação deve estar pronta”, disse o engenheiro responsável, Fernando Moreira.

Com a ampliação, a unidade passará a ter sete consultórios gerais, odontológico, ginecológico e cinco de psiquiatria (incluindo uma área de atividade externa e uma área de atividade coletiva coberta), salas de vacina, ultrassonografia, esterilização, fisioterapia, farmácia, almoxarifado, coleta de exames laboratoriais, descontaminação, duas recepções, sanitários adaptados, administração, refeitório e fraldário.

“Trabalho há mais de 20 anos na cidade e nunca vi investimentos na saúde como estão sendo feitos na gestão do prefeito do Capitão Nelson. É um grande avanço para todos – profissionais que têm ambientes adequados de trabalho – e para a população, que ganha serviços mais humanizados em ambientes confortáveis”, disse o secretário de Saúde, Dr. Gleison Rocha.

A construção segue todas as normas e protocolos de instalação e acessibilidade do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, a unidade terá ambientes humanizados, climatizados e com acessibilidade: banheiros adaptados com campainhas de alerta, rampas, piso tátil e barras. A área do atendimento psiquiátrico está sendo construída baseada na Política Nacional de Humanização (PNH).