Junho Violeta: São Gonçalo promove ação contra violência aos idosos

- Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, o Espaço Avançado de Atenção Integral ao Idoso, localizado no Jardim Catarina, em São Gonçalo, promoveu uma tarde de atividades informativas e de acolhimento na sexta-feira (27). A ação integra a Campanha Junho Violeta e teve como objetivo conscientizar os idosos e seus familiares sobre os diversos tipos de violência que podem atingir esse público vulnerável, além de fortalecer vínculos afetivos e comunitários.

A coordenadora do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, Maria Liduína da Silveira, destacou a importância do reconhecimento das violências físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais, institucionais e da negligência, além do abuso financeiro e da discriminação. “É essencial que todas sejam notificadas e combatidas com urgência e responsabilidade”, afirmou. Ela também explicou que os servidores das unidades de saúde são capacitados para identificar sinais de abuso e que denúncias podem ser feitas em qualquer unidade da rede municipal de saúde.
Durante a atividade, a equipe multidisciplinar realizou dinâmicas, rodas de conversa e palestras educativas. O idoso Ubiratan Jesus Terra Gonçalves, de 76 anos, emocionou os presentes ao relatar situações de desrespeito vividas no cotidiano, inclusive dentro do ambiente familiar.