Opinião: Medicamento, remédio ou suplemento: entenda as diferenças

Dra. Patricia Azevedo Janoni - Foto: Divulgação

Colunas & Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No dia a dia, é muito comum notar pessoas ou meios de comunicação utilizando a palavra remédio como sinônimo de medicamento. No entanto, elas não significam a mesma coisa e podem gerar uma grande confusão...E os suplementos, em qual categoria eles se enquadram? 

Infelizmente, esses conceitos ainda são nebulosos para a maior parte das pessoas, trazendo impactos diretos na saúde daqueles que buscam por acabar com seus sintomas, porém, sem dar atenção às reais causas. 

Ao silenciar os incômodos pontuais, essas pessoas deixam de buscar auxílio para investigar o motivo das dores e do mal-estar. Enquanto isso, tendem a confundir a ação de um medicamento com os efeitos positivos que a suplementação ou mesmo os remédios poderiam proporcionar. 

Vamos aprender nesse artigo qual finalidade de uso para cada um deles. 

Medicamento, quando usar? 

Medicamentos são substâncias ou preparações elaboradas em farmácias (medicamentos manipulados) ou indústrias (medicamentos industriais), que devem seguir determinações legais de segurança, eficácia e qualidade.

Em alguns casos, sua aplicação é necessária para alívio de algum sintoma que o paciente está sentindo. Porém, muitas vezes, o uso contínuo de um medicamento tende a provocar efeitos colaterais que colocam o paciente num ciclo infinito de outros medicamentos. O desconhecimento sobre os efeitos colaterais de alguns medicamentos, podem levar ao uso de outras substâncias na tentativa de minimizar esses novos sintomas.

Essas substâncias são metabolizados pelo fígado, órgão que tende a ficar sobrecarregado quando diferentes tipos de medicamento são ingeridos pela pessoa. 

Em muitos casos eles não curam, apenas mascaram outros sintomas não sendo capazes de proporcionar a saúde que o paciente tanto necessita. 

Um preparado caseiro com plantas medicinais pode ser um remédio, mas ainda não é um medicamento. Para isso, deve atender a uma série de exigências do Ministério da Saúde, visando a garantir a segurança dos consumidores.

Os medicamentos podem ser comercializados ao público somente em farmácias e drogarias. Lembre-se sempre de que todo medicamento é um remédio, mas nem todo remédio é um medicamento. 

Remédio, o que é? 

Está associado a todo e qualquer tipo de cuidado utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, desconforto e mal-estar. Embora seja tratado como sinônimo para medicamento, remédio é exatamente o oposto. Podemos considerar remédio tudo que cura. Alguns exemplos são:

•Banho quente ou massagem para diminuir as tensões
•Hábitos alimentares saudáveis e prática de atividades físicas para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis
•Relacionamentos felizes e até pensamentos positivos podem ser considerados remédios!
•Sol em períodos recomendados 

Isso porque vem para remediar algo que está em desequilíbrio no organismo.

Suplemento, qual seu papel?

Um suplemento alimentar é o que o próprio nome diz, um suplemento, complemento, no caso, alimentar, serve para somar, agregar, melhorar o todo, suprir ou fortalecer nossas necessidades nutricionais. Por melhor que seja a alimentação, em muitos casos, nosso solo está cada vez mais pobre e isso interfere na composição do alimento. Sem falar na alta concentração dos agrotóxicos.

Não atuam no tratamento de doenças, porém são grande aliados na prevenção 

Existem situações em que os mesmos componentes podem aparecer como medicamento e como suplemento. Os casos mais comuns são os das vitaminas. Como suplemento são disponibilizadas em dosagens bem pequenas para atuarem apenas como complemento a alimentação, com o objetivo de manutenção dos níveis normais. Como medicamentos aparecem em dosagens bem maiores e atuam para suprir uma deficiência. Precisam de prescrição médica porque cada caso precisa ser avaliado para aplicação da dosagem correta.

Assim, a suplementação pode ser indicada para suprir as necessidades do organismo por vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para uma vida mais saudável.
Essa suplementação costuma ser realizada de forma personalizada, sendo o indivíduo atendido exatamente na medida daquilo que precisa. A avaliação realizada por médico e/ou nutricionista é fundamental para aplicação da dosagem correta.

Não tem relação alguma com medicamento, afinal, mesmo em formato de cápsula, esse suplemento chega para auxiliar o organismo a nutrir-se.

De forma bem objetiva, essas são as principais diferenças entre medicamento, remédio e suplemento alimentar. Independente da finalidade de uso ,busque sempre a recomendação e o acompanhamento médico.

Longevidade...Porque o essencial é eterno!

Dra. Patricia Azevedo Janoni
CREMERJ: 71919-6
Diretora da clínica Embjanoni
www.instagram.com/drapatriciajanonj/

Site: https://www.clinicaembjanoni.com.br
E-mail: [email protected]
Contato: (21)99914-7145