EDUCAÇÃO E LUSOFONIA

António Montenegro Fiúza - Foto: Divulgação

Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em nossas viagens, percorremos o Brasil, África e até Ásia; e desta feita, retornamos a Portugal. Atónitos e alvoroçados com a notícia da morte de Eduardo Lourenço, para lá nos dirigimos, embora não fisicamente, mas filosófica e metafisicamente. Chegamos, assim, de supetão, ao país real e ao imaginado pelo afamado professor, que também fora filósofo, escritor, ensaísta, crítico e agente de intervenção cívica; sem dúvida nenhuma, um dos mais proeminentes pensadores do país e da lusofonia.

Muitas vezes galardoado: Prémio Camões, Prémio Pessoa e outros, reconhecido local, nacional e internacionalmente, deixou de herança a uma nação de que se fez co-criador, dezenas de volumes: títulos esplêndidos, os quais dimanavam da sua mente brilhante como um veio de águas límpidas, numa fluidez que teve o seu início em 1949, desenrolando-se até 2019.

Viveu na Europa e no Brasil e ganhou uma visão profunda e fundamentada da essência da lusofonia, uma conspeção histórica e filosófica, daquilo que chamou a crise da identidade nacional. Escreveu livros poéticos, revisitou Fernando Pessoa e Miguel Torga, versou sobre a ditadura militar, e sobre a situação africana, mormente no âmbito da Lusofonia; e em 1978, escreveria a sua obra mais conhecida «O Labirinto da Saudade - Psicanálise Mítica do Destino Português» e granjeava, assim, para si, um número grande e diversificado de leitores, os quais se reviam e se projetavam nas suas palavras, revivendo e/ou recriando a essência da lusofonia.

Criticou a apresentação histórica do país, baseada no herói isolado e sempre alvo da providência e da sorte, e lançou as bases para um autoconhecimento e uma redefinição da identidade patriótica.

Por suas palavras foram construídas consciências e pensamentos, nasceram novos heróis: sem capa e espada, mas dotados de uma acurada perceção da sua nação e do seu papel, nesse contexto e de uma vontade férrea de construir esse novo país. Pelas suas mãos, palavras teceram pensamentos, movimentos introspetivos e ações; pelas suas letras, reencontramos a nossa identidade.

A Eduardo Lourenço, a toda a sua obra, o nosso muito obrigado.