EDUCAÇÃO E LUSOFONIA

Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O imenso Brasil, terra de milhentas diversidades e pulcritudes sem fim, nos fascina e nos inebria; com a beleza e a robustez das suas cidades, das suas comunidades e das belezas naturais. E desta feita nos deixamos estar em São Paulo, cidade dinâmica, que convida ao progresso e ao crescimento, mais do que à languidez e ao folguedo.

Desde a data de sua fundação, a 25 de Janeiro de 1554 passando pelo Grito do Ipiranga - momento que formalizou a independência do Brasil, ocorrida a 7 de Setembro de 1822, até aos dias de hoje, a Cidade de São Paulo tem desenhado um percurso brilhante e único, no cenário nacional e internacional; sendo, atualmente, o principal centro empresarial, comercial e financeiro da América do Sul, possuindo, ainda, o 10º maior PIB - Produto Interno Bruto, a nível mundial.

Esta é uma cidade de números, crescimento económico e desenvolvimento social, para onde se dirigem, anualmente, números astronómicos de imigrantes e de migrantes. De diversidade cultural incomparável, para a Cidade de São Paulo se dirigiram, no início do século passado, pessoas de origem italiana, portuguesa, japonesa, espanhola, libanesa e árabe; a migração interna é feita, principalmente pelos nordestinos, que vêm nessa urbe, a realização dos seus sonhos e a esperança de um porvir risonho.

Esta é uma cidade de pessoas… dentro de carros importados e de edifícios luxuosos, nos bairros mais simples e nos ônibus… esta é uma cidade de pessoas. Pessoas que sonham e que vivem da esperança aflita que não lhes sai dos olhos; pessoas que trabalham para a construção dos seus sonhos, sem desânimo, sem esmorecimento.

Esta é uma cidade diversa, respeitadora das diferenças: de religião, de origem, de credo, de orientação sexual e de sonhos.

Esta é uma cidade que se marca pela diferença, acolhendo a todos, em igualdade.