Em meio às incertezas, nunca desista!

Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dom José Francisco*

O dia do Natal é incerto. Os fiéis do Egito comemoravam o dia 6 de janeiro. O primeiro a mencionar o dia 25 de dezembro foi Hipólito de Roma, no século III, e em 350 dC, o Papa Júlio I definiu que o Natal seria comemorado em 25 de dezembro. A data entrou no calendário mundial quando o Imperador Justiniano, em 529, fez dela um feriado nacional.

Já o Papai Noel tem data de nascimento registrada. Em 1931, Archie Lee, executivo de uma agência de publicidade, quis mudar a aparência do "bom velhinho" e encarregou o ilustrador Haddon Sundblom de criar as imagens publicitárias de um idoso amigável e gorducho, que entregava brinquedos e tomava refrigerante.

Apesar do espírito da época ser canalizado comercialmente, a história do verdadeiro sentido do Natal poderia ser contada da forma original. Tudo aconteceu no tempo do Imperador César Augusto, na província romana da Judeia, na minúscula Belém, sem grandes publicidades, aliás, num desamparo de dar dó.

Foi quando José e Maria tiveram que viajar de Nazaré a Belém para apresentar-se ao censo, cujo verdadeiro objetivo era, mesmo, o de recolher impostos para Roma, que Jesus nasceu, e teve como berço uma manjedoura, uma forma simpática de nomear um cocho de animais. De acordo com os relatos bíblicos, anjos e pastores o adoraram. Mais tarde, alguns astrônomos do Oriente, guiados por uma estrela, se apresentaram diante do Menino, acreditando estarem diante de um rei à moda da época.

Como podem ver, o Nascimento de Jesus não correspondeu exatamente ao que geralmente se espera de um grande acontecimento.

Se o seu Natal não for como você gostaria que fosse, lembre-se de como tudo começou. Ninguém, lá, desistiu, não é? Em meio às incertezas da vida, nunca desista!

Feliz e santo Natal para você e os seus!