Convênio para combater a covid-19

Vereador Paulo Eduardo Gomes, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, pedirá que Niterói faça parceria com a UFF e o IVB - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Niterói, Paulo Eduardo Gomes (PSOL), vai propor um convênio do município com a UFF e o Instituto Vital Brazil (IVB) para apoiar o desenvolvimento do soro anticovid-19, elaborado pela unidade. O vereador enviará uma Indicação Legislativa à Prefeitura requisitando a parceria. No Rio, a UFRJ e a Fiocruz possuem convênio na busca por uma vacina contra a covid.

Em visita ao IVB, nesta semana, o parlamentar se encontrou com o diretor vice-presidente Luiz Eduardo Ribeiro da Cunha, e com os diretores industrial Fernando Alves Jota, e comercial Priscilla Palhano. Ele conheceu as principais dificuldades do instituto, como a determinação para devolução da verba não utilizada no ano de 2020, de cerca R$ 40 milhões, devido às sucessivas trocas na administração da Secretaria Estadual de Saúde, e à falta de pessoal para andamento das pesquisas.

Como se não bastasse, 70% dos funcionários são terceirizados. Dos 130 servidores, 70 já estão com tempo de aposentadoria e 50 deverão estar aptos a se aposentar nos próximos 5 anos.

Por isso, na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021, que sugere o orçamento municipal do ano seguinte, Paulo Eduardo irá incluir emendas destinando R$ 2,6 milhões do orçamento para o IVB.

"O Instituto possui 101 anos de história em nossa cidade, atuando em defesa da vida e da saude da população. Este soro é um avanço na luta contra a covid e Niterói precisa ter responsabilidade em apoiar também a pesquisa e produção. Os estudos apontam que o soro diminui consideravelmente a gravidade da doença porque faz o corpo reagir com maior rapidez", destaca o vereador, que já mobilizou o deputado Flavio Serafini (PSOL), para que busque através da Alerj uma alternativa que evite a devovulção da verba não utilizada pelo IVB, além da realização de um concurso público para o instituto.