Crivella dá empurrão no comércio

Crivella anuncia medidas para tentar recupear a economia da cidade - Foto: Edvaldo Reis

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou ontem que vai enviar à Câmara de Vereadores um pacote de medidas para aquecer a economia e recuperar os empregos perdidos durante a pandemia da covid-19. Entre as propostas que serão encaminhadas ao Legislativo estão a redução nos valores do IPTU e uma espécie de moratória das dívidas acumuladas pelo comércio no período, como forma de reduzir a inadimplência e incentivar a geração de renda e de postos de trabalho.

"Com as nossas propostas e a retomada das atividades econômicas, esperamos que surjam os efeitos necessários na geração de empregos e na redução da inadimplência. Essa é a preocupação da cidade do Rio de Janeiro: recuperar os empregos. Nós perdemos milhares de negócios: restaurantes, lojas de bairro. Estamos com um desemprego desalentador. E é preciso retomar. De maneira sagrada, vamos manter os protocolos e as medidas de lavar as mãos constantemente, de usar a máscara e evitar aglomeração. Idosos e pessoas com comorbidades devem se manter preservados até que haja vacina. Mas aqueles que podem trabalhar, os que estão em idades produtivas, devem voltar ao trabalho em todas as suas atividades. O Rio precisa gerar empregos, gerar renda. Nós precisamos vencer esse tempo da pandemia, e as curvas de contágio estão caindo", disse Crivella.

Ainda segundo o prefeito, será realizado um mutirão para aprovação de projetos de incentivo à retomada das construções na cidade. Uma série de medidas de desburocratização na Secretaria municipal de Urbanismo vai permitir a geração de 400 mil empregos. A Prefeitura reduziu a burocracia para o licenciamento de obras e também o número de artigos nas leis. O objetivo foi para que a população entenda melhor as leis e solicite a licenca das construções.