Compromisso com as mulheres

Movimento fortalece candidaturas femininas e cobra ações para suprir demandas das mulheres em São Gonçalo - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As líderes do movimento Cidade no Feminino estarão, na próxima segunda-feira (9), das 14h às 20h, coletando assinaturas dos candidatos e candidatas ao Executivo e ao Legislativo de São Gonçalo da Carta Compromisso, que traz em seu conteúdo antigas reivindicações da população feminina de São Gonçalo.

Entre diversas demandas, destacam-se a criação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, a implantação de uma UTI Neonatal, a conclusão das obras do Hospital da Mulher, a capacitação profissional para empregabilidade e geração de trabalho e renda.

Os candidatos a prefeito Dimas Gadelha (PT), Isaac Ricalde (PCdoB) e Rodrigo Piraciaba (PSB) já confirmaram presença. As candidatas a vereadora que fazem parte do movimento "Cidade no Feminino" também firmaram o compromisso de assinar a Carta.

"Cidade no Feminino" é um movimento lançado no último dia 31, que tem como objetivo fortalecer as candidaturas femininas à Câmara de São Gonçalo, onde atualmente não há representação feminina entre os 27 vereadores. O movimento pretende ainda comprometer os políticos da cidade com as demandas das mulheres.

Segundo a feminista e pedagoga Leila Araújo, associada ao Programa em Gênero, Sexualidade e Saúde da Uerj e líder do movimento, estas acões pré-eleição são apenas o "start" para uma ação muito maior.

"Querenos consolidar este movimento como projeto e desenvolver ações a médio e longo prazos, visando colocar mulheres no poder nos próximos pleitos, com igualdade de condições para disputar os espaços de poder. Queremos ocupar 30% das vagas. Por enquanto", revela Leila Araújo.

O evento da próxima segunda ocorrerá no Bistrô D'Avó, que fica na Rua Eduardo Vieira, 122, Centro, São Gonçalo.