Niterói testa remédio francês contra covid

Hospital Oceânico começou a admitir ontem pacientes para participarem do estudo com novo remédio contra o virus causador da covid-19 - Foto: Berg Silva/Prefeitura de Niterói

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Hospital Municipal Oceânico e a Policlínica Dr. Sérgio Arouca, em Niterói, começaram a admitir ontem pacientes para participarem do estudo miR-AGE no Brasil, utilizando um novo medicamento francês com potencial para tratar a covid-19. O teste, que foi aprovado pela Anvisa, está sendo realizado para se encontrar um medicamento funcional em meio a tantas incertezas sobre uma vacina. Ao todo, 9 hospitais participam do estudo no país.

O ABX464 é fabricado pela empresa francesa de biotecnologia Abivax, e se espera, com seu uso, diminuir o número de pacientes que precisam de internação hospitalar e também o período que passam internados. No Brasil, o estudo, será comandado pelo médico Jorge Kalil, professor titular de imunologia clínica e alergia da Faculdade de Medicina da USP.

"Na atual situação, sem vacina e sem imunidade em massa contra a covid-19, necessitamos de um tratamento rápido que reduza a gravidade dessa doença", afirma o médico Hartmut Ehrlich, CEO da Abivax.

Segundo Jorge Kalil a pesquisa clínica da Abivax avaliará se o tratamento anti-inflamatório precoce com ABX464 pode melhorar os desfechos em pacientes com a covid-19.

"ABX464 é um composto em fase final de desenvolvimento que apresenta um novo mecanismo de ação no tratamento de participantes com doenças inflamatórias. Os estudos de fase 2b/3 testam o potencial de um novo candidato terapêutico na prevenção da inflamação grave que leva a Síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em participantes idosos ou de alto risco para a Covid-19. A molécula já apresentou dados de eficácia transformacional em participantes com colite ulcerativa, doença também inflamatória. Além disso, ABX464 apresentou perfil de segurança favorável em mais de 300 participantes voluntários e portadores de HIV ou colite ulcerativa", explica.

A administração do medicamento é por via oral e permite o tratamento precoce de pacientes hospitalizados ou não hospitalizados. Os não hospitalizados tomarão uma cápsula de ABX464 por via oral, uma vez ao dia, por 28 dias, em casa. Durante o período obrigatório de quarentena de 14 dias, os participantes receberão o tratamento e serão monitorados por telefone.