Pequenos negócios empregam mais

Micro e pequenas do Rio, Petrópolis, SG e Niterói foram as que mais abriram empregos - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pelo quarto mês consecutivo, os pequenos negócios do estado do Rio de Janeiro apresentaram saldo líquido de empregos maior que as médias e grandes empresas. Em outubro, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 16.144 novas vagas de emprego com carteira assinada. Já as MGEs abriram apenas 170 vagas formais de trabalho. As informações fazem parte de novo levantamento do Sebrae Rio com base nos dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado ontem.

Se considerarmos os portes de empresas (microempresa, empresa de pequeno porte, média empresa e grande empresa), 82 municípios acumularam saldo líquido de empregos em outubro, com destaque para Rio de Janeiro, Macaé, Petrópolis, Volta Redonda, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Niterói, Seropédica, Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis, Cabo Frio, Barra do Piraí, Teresópolis, Queimados e Resende.
No acumulado dos 10 primeiros meses do ano, as MPEs encerraram 64.611 postos contra 98.064 postos fechados pelas MGEs. Em outubro, as micro e pequenas empresas do Rio de Janeiro (6.279 vagas), Petrópolis (799 vagas), São Gonçalo (704 vagas) e Niterói (644 vagas) foram as que mais abriram empregos formais com carteira assinada no estado.

O setor que mais contribuiu para as micro e pequenas empresas atingirem esse saldo positivo foi o Comércio (6.190 vagas),
com ênfase para o Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios (939 vagas); seguido por Serviços (4.691 vagas), com destaque para Restaurantes e Similares (683 vagas) e Lanchonetes, Casas de chá, de sucos e similares (506 vagas) e Indústria (4.166 vagas), com evidência para Confecção de Peças do Vestuário (442 vagas).