Incentivo à liderança feminina

Guardas municipais são exemplos de servidoras que terão incentivos para conquistarem seu espaço e liderança - Foto: Robert Gomes/Prefeitura do Rio

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para inspirar e capacitar as gestoras e líderes da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio lançou o Programa Rio Liderança Feminina, que pretende incentivar o desenvolvimento de habilidades e a criação de políticas e práticas que fortaleçam e potencializem a atuação da mulher no governo. A iniciativa ocorre em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Mulher.

O programa, criado por meio de decreto publicado no Diário Oficial do dia 1º deste mês, foi idealizado após a Prefeitura verificar a necessidade de investimento em ações que proporcionem uma gestão igualitária e justa para homens e mulheres. O município considera ainda a importância do desenvolvimento feminino no contexto atual, enfatizando o reconhecimento dos talentos e competências da mulher como líder de si mesma e gestora de sua própria história e carreira na administração pública.

De acordo com o decreto, é fundamental oferecer meios para a servidora criar trilhas que levem ao autoconhecimento e impulsionem o seu protagonismo, possibilitando maior compreensão das escolhas de carreira. A intenção é que essas mulheres conquistem seu espaço de fala e liderança.

O programa será coordenado pelo Instituto Fundação João Goulart, que promoverá ações e capacitações sobre projeção pessoal, desenvolvimento de carreiras, visibilidade e empreendedorismo feminino, além de outros temas relacionados à mulher e à liderança. Também estão previstas orientações para construção de network, valorização da autoestima e da diversidade e desenvolvimento de técnicas de comunicação.
Outra meta do programa é identificar e desconstruir ideias implícitas ou inconscientes que acabam levando ao estereótipo por gênero. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento editará as normas regulamentares do Programa Rio Liderança Feminina para a sua execução.