Obras abandonadas na Alameda

Na baia da Alameda São Boaventura em frente ao Horto do Fonseca, monte de areia impede a entrada dos ônibus - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Moradores da Zona Norte de Niterói reclamam de obras no corredor viário da Alameda São Boaventura que já interditam há mais de um mês a estação em frente ao Horto do Fonseca. Para agravar a situação, quem mora nas proximidades diz que não são vistos trabalhadores no local e que as obras parecem estar abandonadas.

Quem mora próximo à estação e depende do traporte público é obrigado a fazer longas caminhadas até as estações mais próximas sob sol ou chuva. Idosos e pessoas portadoras de deficiência física sofrem mais com a situação.

Frequentadores do Horto do Fonseca também são prejudicados, sendo obrigados a desembarcar do ônibus em estações distantes da principal área de lazer do bairro.

Segundo moradores, o abandono do corredor vário da Alameda não é de hoje. Há grades de proteção com ferros expostos e falta sinalização nos abrigos sobre os ônibus e seus itinerários, já que os coletivos não param nas mesmas baias. Os painés dos abrigos que traziam essas informações sumiram devido ao vandalismo e à ação do tempo, sendo substituídos por publicidade.

"É triste ver que a Zona Norte segue abandonada. Convivemos anos com uma obra que prometia amenizar o problema do trânsito no bairro, mas desde que foi inaugurada não se mostrou eficaz. Tanto que nos horários de congestionamento os guardas orientam os motoristas dos carros de passeio a utilizarem o corredor expresso para ônibus, senão dá um nó no trânsito e para tudo", conta o morador Luis Antônio Ferreira, de 53 anos.
Como se não bastasse, o ônibus ainda é o principal meio de transporte para os moradores do bairro,
que não contam com ciclovias como alternativa e temem se arriscar de bicicleta em meio ao caótico
trânsito da Alameda São Boaventura.