Pela regulamentação das creches

Após audiência pública, a regulamentação das creches conveniadas pode avançar no município de São Gonçalo - Foto: Divugação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A regulamentação das creches conveniadas pode avançar no município de São Gonçalo após a realização de audiência pública proposta pela vereadora Priscilla Canedo (PT), em parceria com os vereadores Professor Josemar (PSOL) e Romário Regis (PCdoB). A educação infantil no segundo município mais populoso do estado é executada, em boa parte, pelo atendimento das creches conveniadas que integraram um chamamento público e executam o ensino infantil para mais de quatro mil crianças em 33 instituições.

De acordo com a vereadora Priscilla Canedo, a demanda para debater o tema foi necessária e urgente, tendo em vista que as aulas já tem data de retomada para os próximos dias.

A prefeitura foi representada pelo subsecretario de Educação, Mauricio Nascimento. Ele afirmou que os pagamentos deste ano já estão sendo regularizados e nos próximos dia será publicada a prorrogação do chamamento público.
"Estamos abertos ao diálogo. Iniciamos o pagamento do mês de janeiro, assim como devemos quitá-lo até a próxima segunda-feira, 8. O mês de fevereiro deve ser pago até a próxima sexta-feira, 12 de março. Já sobre o chamamento público que terminou em 28 de fevereiro, o mesmo será porrrogado por seis meses, até que tenhamos um novo processo", esclareceu.

"Devido a pandemia e um impasse com a gestão passada, as instituições tiveram grande perda sem o devido repasse ao longo dos meses de abril a setembro, tendo pago apenas de outubro a dezembro, após determinação judicial", lembrou Priscilla Canedo.
O debate propôs ainda a normalização dos pagamentos do ano corrente de 2021; a inclusão no Plano Municipal de Educacao; garantia da renovação no início do ano; flexibilizacao do processo de contratacao das creches e a vacinacao prioritária para os profissionais das creches, entre outros pontos.